terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Garotas no Vocal: The Distillers


Originada de  Los Angeles, Califórnia, o The Distillers eram uma banda de Punk rock com pegadas do Rock alternativo e do Hardcore.

O período em atividade da banda foi de 1998-2006, exatos 8 anos. Era liderado por Brody Dalle, uma punk que vivia pelas ruas e que desde a adolescência vinha cantando em bandas de punk rock, influenciada pelo namorado Tim Armstrong (Rancid), formou o The Distillers, a banda ao longo dos anos, passou por varias formações e conseguiu relativa popularidade no cenário internacional, levando a original vocalista a se torna um icone do punk, coisa que não acontecia desde os anos 70 com a explosão do genero, Dalle deu maior notoriedade a bandas do seguimento lideradas por mulheres.

criada na cidade de Fitzroy, Autrália. Nascia, Brody Dalle no ano de 1979.

Sua infância foi marcada por revoltas, raiva e ódio, o que é bem visivel e serviu como inspiração para que sua música, na maioria autobiograficas, como na musica "Young Crazed Peeling", onde Brody se apresenta.
Primeira Formação do The Distillers

A mãe de Brody se separou de seu pai, durante a infancia da vocalista. Logo, sua mãe se casou novamente e teve outro filho, o que fez com que Brody se sentisse como uma estranha na casa e ela resolveu então passar a viver quase todo o tempo nas ruas, cortando relações com sua família.

Por volta dos 13 anos, seu relacionamento com a mãe chegou ao pior momento, as duas passaram a odiar-se e isso ficou evidente em uma ocasião, quando as duas se pegaram no tapa na cozinha da casa em que moravam.

 Brody confusa na época, começou a usar drogas,  álcool e a faltar na escola.

Aos 15 anos ela foi expulsa da escola que frequentava, sendo enviada para uma escola só para meninas, mantida pela igreja católica.
        

Brody encontrava consolo e conforto para sua rebeldia quando ouvia o som da banda Discharge, sua banda punk preferida.

Toda raiva, gritaria e brutalidade do Discharge pareciam com tudo o que Brody sentia naquele momento. 

Ela se identificava com a atitude e com as músicas da banda inglesa, também gostava muito da banda Devo.
Brody e Tim

Logo ela montaria sua própria banda, a Sourpuss, que conseguiu inclusive tocar no famoso festival Australia´s Somersault, ao lado de bandas como Sonic Youth e o  Beastie Boys.

Neste festival, enquanto sua banda guardava a bateria, ela conheceu aquele que seria seu futuro marido, Tim Armstrong, do Rancid.

Logo que Brody completou 18 anos, ela se mudou para Los Angeles para ficar com Tim e então montou uma nova banda. 

O Distillers começou com Brody, Kim Fuelleman, Matt Young e Rose Casper.

 Brody não gostava muito de Los Angeles, pois achava a cidade e as pessoas muito "vulgares" e "arrogantes".

 Mas aos poucos foi se adaptando ao "american way of life". 

 Em 2000, ela lança o primeiro disco da banda, pelo selo Hell Cat Records (selo de Tim Armstrong), o álbum, trazia 14 faixas, que traduzem um punk rock, cru e bastante melodico.

Você pode achar que esta banda só lançou um disco porque tem um “padrinho” do Rancid, mas escutando o disco, você verifica logo que este não é o caso, Brody manda ver nos vocais.

 “Oh serena” abre o disco e mostra que a banda não brinca em serviço e “LA girl” mostra a vocalista Brody soltando sua voz ao estilo de Courtney Love, com uma voz rouca e sensual e gritante. 

Destaque também para “Girlfixer”, “Ask the angels" (cover de Patti Smith) e a faixa que fecha o disco, “The blackest years”. 
Brody e Rose

Nesse periodo, Matt e Kim sairam e entraram para uma banda chamada Original Sinners, que foi montada por Exene Cervenka, da lendária banda punk X.

Rose, guitarrista e em alguns momentos vocalista, ficou até a finalização do segundo disco, para o qual eles recrutaram dois novos integrantes, Andy Outbreak (antes do Nerve Agents) e Ryan Sinn.

Mas mesmo antes do lançamento do segundo disco, Rose percebeu que não tinha nada a ver com a banda e resolveu sair, além de ter problemas, com drogas, e não aguentar as pressões dos constantes shows e turnes do The Distillers, passando Brody a ser a unica integrante feminina.

O segundo disco, Sing Sing Death House, foi lançado em 2002 e sem dúvida saiu bem melhor que o primeiro. 

Eles aprimoraram o som da banda e ganharam mais pegada, melodia, ritmo e refrãos pegajosos.

 A voz rouca de Brody sem dúvida é única e bastante original, deixando uma marca registrada de seu estilo.

Em meados de 2002, os Distillers eram Brody, Ryan e o batera Outbreak. 

Eles sairam em uma turnê americana naquele mesmo ano ao lado do No Doubt e do Garbage. 

O baterista Andy Granelli e o guitarrista/vocalista Tony Bradley entraram para a banda bem a tempo para as gravações do terceiro disco Coral Fang, que marcou também a estréia do Distillers por uma gravadora grande, a Sire Records, em 2003.   

Ao contrário de outras bandas de punk rock de hoje, o som do Distillers é bastante original, sendo que nenhuma música é parecida com a outra.

Segunda Formação do The distillers

Brody fez as pazes com sua família e consigo mesma, deixando para trás seu passado tumultuado.

A banda sempre teve muitas confusões internas e em 2005, Andy Granelli, baterista, deixou a banda, para criar sua própria banda, o Darker My Love.

Granelli continua a ter contato e uma boa relação com os membros da banda.

O fato é que logo, apartir disso o The Distillers, deixou de existir, Brody estava cansada e com a gravidez fruto do casamento com o atual marido, com que até hoje vive muit bem, Josh Homme (The Queens of Stone Age), abandonou de vez o projeto e formou uma nova banda chamada Spinnerette, onde leva um som mais para o rock eletronico, abandonou a maquiagem a o visual pesado.

 Mas o feito da banda, sempre será bem lembrado :D

 Discografia

2000     The Distillers  
2002     Sing Sing Death House  
2003     Coral Fang   



Esse texto foi possivel, graças ao:
http://www.punknet.com.br/
http://www.portaldorock.com.br

Um comentário:

  1. A banda tem um som muito bom! E a vocalista e linda!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir