The Devotchkas, foi uma banda
americana de meninas, de Long Island (Nova York), formada em 1996, por três amigas ( Alaine, Stephanie e Mande) que tinham um
gosto em comum, o punk rock. O nome da banda "Devotchkas" como bem se
nota, tem origem na linguagem Nadsat, do livro "A laranja Mecânica" de
Anthony Burgess, a palavra "DEVOTCHKA, seria a tradução de algo
como "moça" ou "menina".
A princípio a banda era formada por Stephanie (vocal), Mande (guitarra) e Alaine (baixo), porém, somente em 1999, após várias bateristas, sthephanie conheceu e convidou, Gabrielle para assumir a bateria, e ela passou a fazer parte do conjunto até o fim das atividades da banda. Sendo essa a formação clássica da banda.
O som segue a linha de um punk
mais agressivo e direto, mais precisamente o subgênero, Street Punk, com
letras de teor feminista que são uma das características marcantes da
banda, além do visual ultra-punk oi e chocante, sempre com moicanos e spikes enormes, além de muito animal print (peça chave dos punk) e o xadrez.
O primeiro EP da banda foi “Oi Toy”, foi lançado em 98, pela Punk Records, o EP rendeu a banda uma considerável venda de 5000 cópias em vinil, número alto em se tratando de bandas Punk e feminina.
Posteriormente também foram lançados outros volumes: Annihilation (2000), que teve uma certa notoriedade do público, The Same (2000) e Live Fast, Die Young (2001).
Infelizmente a vocalista Stephanie, deixou a banda, e com isso começa o fim da Devotchkas, mesmo com uma nova vocalista a banda não vingou e em 2001, depois do lançamento do disco " Live fast, Die Young", a banda chega ao fim,como uma das mais bem sucessedidas bandas de punk feminino dos anos 90.
A banda chegou a voltar a atividade nos anos 2000, mas dessa vez sem Stephanie. O vocal ficou com JJ, e a banda mudou o nome para 99's. Acabaram e retornaram em 2002, novamente como Devotchkas. No entanto a banda entrou em hiato novamente e até o momento nada se sabe, se elas voltam ou não.
Baixe o ultimo disco da banda em torrent: Download
Comentários
Postar um comentário