Após 12 anos da morte de Layne, é visivel o quanto o cantor teve
influência profunda na música de 2002 pra cá! Ele não é somente
celebrado pelas faixas do Alice in Chains, mas também em músicas sobre
ele gravadas por outros artistas dos mais variados gêneros dentro do
rock. Layne foi um amigo e inspiração para muitos durante sua curta vida
e influenciou outros a terem uma banda ou a cantar. Em homenagem a esse
talentoso músico, o Loudwire selecionou
as melhores canções escritas sobre a vida e a trágica morte de Layne
Staley. Celebrando o cantor, o blog divulga a lista publicada na pagina AIC Brasil. Confira:

O Cold decidiu prestar homenagem não só a Layne Staley, mas a outro músico de Seattle que também sucumbiu a seus demônios. A banda incluiu essa música em seu álbum "Year Of The Spider" como um tributo a Layne e Kurt Cobain. Muitos não entendem isso, porque Staley foi encontrado sem vida em 20 de abril de 2002, mas o responsável pela investigação estima que sua morte tenha ocorrido em 5 de abril - exatos 8 anos após a trágica morte de Kurt Cobain.

Exatamente 2 anos após o corpo de Layne ter sido encontrado (20 de abril de 2004), o Black Label Society lançou o "Hangover Music Vol. VI" - uma empreitada muito mais melancólica do que o BLS normalmente produz. Uma das músicas do álbum era intitulada "Layne", em homenagem ao vocalista do AIC. Ainda que não tão pungente quanto "In This River", a faixa que Zakk Wylde dedicou a seu amigo Dimebag Darrell menos de um ano antes, um solo de Zakk é uma despedida digna de respeito para qualquer um. A parte mais curiosa nessa faixa talvez seja o som, ao final, de batidas em uma porta - o que foi especulado como sendo uma representação simbólica da polícia batendo na porta de Staley antes de encontrá-lo sem vida ou do próprio Staley batendo na porta do céu.

Com todas as músicas sobre strippers, separações, e roubo de carros com crianças dentro - a música do Theory Of A Deadman inspirada na morte de Layne se perdeu na mixagem e acabou como uma faixa bônus do álbum "Scars and Souvenirs". Faixa de álbum ou não, a banda traz uma visão não caracteristicamente sombria para expressar a tristeza causada quando Staley "desapareceu".

Embora nunca tenha sido confirmado diretamente, essa faixa do
"Degradation Trip" parece uma menção aberta de Jerry Cantrell a Layne
por alguns motivos. Especificamente, o verso "Your life I belittle /
Dignity I'd steal / Now I know how it feels." (Sua vida eu desprezo / A
dignidade eu roubaria / Agora eu sei como é isso." Embora o álbum tenha
sido lançado alguns meses após a morte de Staley, ele foi composto e
gravado bem antes.
05 - "Layne" - Staind
Não há dúvidas que o AIC inspirou um número de bandas pós-grunge, e você pode pôr o Staind nessa categoria. No dia em que Layne Staley daria seu último suspiro, o vocalista do Staind, Aaron Lewis testemunhou o nascimento de sua filha Zoe Jane. 5 de abril de 2002 se tornou a data que, a partir de
Não há dúvidas que o AIC inspirou um número de bandas pós-grunge, e você pode pôr o Staind nessa categoria. No dia em que Layne Staley daria seu último suspiro, o vocalista do Staind, Aaron Lewis testemunhou o nascimento de sua filha Zoe Jane. 5 de abril de 2002 se tornou a data que, a partir de
então,
misturaria sentimentos em Lewis. A influência que
o falecido vocalista tinha sobre Lewis nunca ficou mais clara que nessa faixa "Staleystica".
04 - "Died" - Alice in Chains
Embora ela não tenha sido na verdade escrita sobre Staley, na real ele escreveu a letra. É digna de nota no que diz respeito a ser a última música que ele gravou com a banda. Foi dito que essa faixa foi inspirada na morte da namorada de Layne, em 1996. Muitos acreditam que Staley nunca mais se recuperou da perda e isso só contribuiu para seu declínio. Enquanto a letra é sobre a perda pessoal de Layne, ela se torna estranhamente autobiográfica após sua morte - assim como "Nutshell" e outras tantas músicas do AIC.


Incluída como faixa escondida no disco de raridades do Pearl Jam "Lost Dogs", essa música começa tocando aos 4 minutos e 20 segundos após "Bee Girl", a última faixa do disco, parar de tocar. Eddie Vedder a gravou com uma guitarra afinada como ukelele no dia em que ouviu a notícia da morte de seu velho amigo. O AIC e o PJ (então chamado Mookie Blaylock) frequentemente faziam shows juntos no início e os membros das duas bandas permaneceram amigos com o passar dos anos. Você consegue ouvir a dor da voz de Vedder quando ele alerta sobre o terror do vício - "It could be you" ("poderia ser você") - e dispara contra todos imitadores de Layne - "So sing just like him / fuckers / It Won't offend him / just me / because he's dead." ("Então cantem como ele / filhos da mãe / Isso não vai ofendê-lo / só a mim / porque ele está morto"). É uma música que realmente parte o coração.
02 - "Wake up" - Mad Season
Essa música do projeto paralelo de Staley, Mad Season, soa quase como se ele estivesse alertando a si mesmo dos problemas que enfrentaria à frente - se forçando a "acordar" (Wake up) e se advertindo "suicídio lento não é o caminho" (slow suicide's no way to go). Infelizmente, ele nunca conseguiu seguir seu próprio conselho dado nessa lindamente triste canção.
Essa música do projeto paralelo de Staley, Mad Season, soa quase como se ele estivesse alertando a si mesmo dos problemas que enfrentaria à frente - se forçando a "acordar" (Wake up) e se advertindo "suicídio lento não é o caminho" (slow suicide's no way to go). Infelizmente, ele nunca conseguiu seguir seu próprio conselho dado nessa lindamente triste canção.

Facilmente, a música mais comovente, marcante e linda inspirada pela vida de Layne foi escrita pelo seu colega de banda e amigo de londa data, Jerry Cantrell.
"Black Gives Way To Blue" foi utilizada como faixa-título do álbum de retorno dos membros remanescentes do AIC, em 2009. Jerry até recrutou Elton John para tocar piano na emocionantemente carregada despedida. O guitarrista sempre teve um jeito de compor da perspectiva de Layne de um modo infelizmente profético. Essa música foi a primeira retrospectiva que ele escreveu sobre Layne, e talvez a música mais poderosa que ele já compôs em sua carreira.
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