terça-feira, 15 de abril de 2014

Curiosidades - 20 coisas que você provavelmente não sabia sobre RAMONES!




01- Joey e  Johnny Ramone, foram os únicos membros que permaneceram desde o início da banda até o fim em 1996.

02- Que Joey escreveu a música, "The KKK Took My Baby Away" em relação ao fato de Johnny Ramone lhe ter roubado a namorada, Linda Danielle e eles mal se falavam depois disso, provavelmente você já sabe! Porém a coisa não foi passageira. Dee Dee Ramone escreveu em sua autobiografia "Lobotomia: Sobrevivendo com os Ramones'': 

"Foi duro gravar o álbum "Brain Drain" por quê todo mundo jogava a bomba para mim. Eu tinha medo de ficar perto deles. Isso me deixava louco... Eu não queria nem tocar naquele álbum. Todos na banda tinham problemas; problemas com a namorada, problemas com dinheiro, problemas mentais".  KKK é a sigla para se referir a Ku Klux Klan, entidade de extrema-direita, neo-nazista, nacionalista, racista e extremamente violenta que se espalha por vários estados americanos. Os membros em suas cerimônias costumam usar mantos brancos e cobrir as cabeças para preservar suas identidades. A música na verdade é uma vingança de Joey contra Johnny (politicamente o único de extrema-direita declarado do grupo) uma forma de provoca-lo e ataca-lo. Linda e Johnny permanceram casados até a morte de Johnny, em 15 de setembro de 2004. Johnny não compareceu nem ao enterro de Joey, morto 3 anos antes, mas pareceu ter sentido a morte do companheiro no documentário "  End of the Century: A história dos Ramones".


Joey e Linda
 03- Em 1990, os Ramones já recebiam tributos (o primeiro deles é intitulado Gabba Gabba Hey!), e a música composta por Lemmy do Motörhead, R.A.M.O.N.E.S.. O tributo We’re A Happy Family (considerado o maior tributo da banda) com bandas como Metallica, U2, Green Day, Offspring e Kiss. Os Ramones tiveram mais diversas homenagens, tributos e viraram até um musical intitulado “Gabba Gabba Hey”, a peça estreou na Austrália e tem ambição de entrar em cartaz na Brodway.

04- A maior alavanca para o sucesso tardio dos Ramones foi a inclusão da faixa "Pet Sematary" do disco "Brain Drain" na trilha sonora do filme de mesmo nome de Stephen King. Como grande fã dos Ramones, o próprio King foi responsável pela indicação da banda na trilha sonora. No Brasil o filme recebeu o título de "Cemitério Maldito". Na continuação do filme, Pet Sematary II, a música tema é Poison Heart, do disco Mondo Bizarro.

05- A música "Carbona Not Glue"  fala sobre garotos em uma fábrica de produtos tóxicos que ficavam cheirando um material volátil como se fosse cola, foi considerada de mau gosto e proibida nos Estados Unidos logo após ser lançada na primeira edição do disco "Leave Home". Após a proibição, em todas as edições seguintes a música foi substituida por uma versão de "Sheena Is a Punk Rocker" gravada em um estúdio de rádio. A versão original do disco contendo a música "Carbona Not Glue" é bastante rara, tendo sido impressas apenas 50 mil cópias. Mais tarde ela foi gravada em uma versão americana do disco "Loco Live". A faixa não consta do encarte, estando escondida após a faixa "Pet Sematary".

06- A primeira ve que os Ramzones abordaram um tema sério e polêmico foi na música "My Brain Is Hanging Upside Down (Bonzo Goes To Bitbug)" que possui arranjo mais complexo e melhor produção. A letra critica o ex-presidente americano Ronald Reagan por ter visitado e prestado honras a uma sepultura de "herois" de guerra nazistas.

07- Quando o câncer de Joey foi diagnosticado, em 1995, os médicos estimavam que ele viveria somente de três a seis meses. Ele viveu mais seis anos.

  08- Johnny era o mais organizado da banda, ele tinha tudo anotado, desde as aparições na tv, entrevistas, shows, etc. As calça jeans surrada, jaqueta de couro, camisetas com a Minnie estampada e até as caretas com boca torta, rosnando para as fotos. Johnny admite que, tudo nos Ramones foi minimamente pensado por ele que tinha um projetos e ambições. Todos então adotaram o Ramone que, aliás, foi inspirado em um dos ídolos de Johnny, o beatle Paul McCartney. A ideia veio, segundo ele, quando descobriu que o cantor inglês se registrava em hotéis como Paul Ramon.


09- Filho de um oficial do exercito americano, Dee Dee colecionava tudo relacionado a guerras: capacetes, cápsulas de balas, armas etc. Na infância Dee Dee morou em Berlin e cresceu em meio aos escombros da cidade.

10- CJ Ramone, ex-baixista da banda, recentemente declarou que foi muito árduo a decisão de negar o convite para entrar no Metallica, após a saida de Jason Newsted, ele foi convidado a se juntar a banda de James. Moral!

12- Apesar do idolatrado som pesado de sua guitarra, Johnny Ramone, mais do que a música, gostava de beisebol. O rock ocupa o segundo lugar na lista de preferências do instrumentista.

13- Johnny era contra as drogas, nem álcool usava. Diferentemente dos outros integrantes da banda, que se acabavam na bebida e nas drogas. Porém, de acordo com as regras da cartilha punk de Johnny Ramone, antes dos shows, as "biritas" eram absolutamente proibidas. Em relatos, Johnny defendi a pena de morte. "Sou totalmente a favor", afirmou. Para ele, deveria ser transmitida pela TV, em estilo reality show, ao vivo, em pay-per-view, com o dinheiro revertido para a família da vítima. A revolta do músico tem explicação. Ele foi vítima de uma agressão na rua, que resultou numa hemorragia cerebral. "O cara que me atacou foi acusado de agressão em primeiro grau e só pegou uns poucos meses de cadeia", conta.


14- Mas, por ironia, Johnny Ramone é que ganhou ares de reality show. Vitimado por um câncer fulminante, teve seus piores momentos transmitidos pela MTV.

15- O famoso logotipo usado pela banda foi inspirado no símbolo presidencial norte-americano quando Arturo viajou até Washington. "Pensei: o símbolo do presidente dos Estados Unidos seria perfeito para os Ramones, com a águia a segurar setas - simbolizava força e a agressividade contra qualquer pessoa que nos tentasse atacar, e um ramo de oliveirave, para aqueles que fossem amigáis", disse Vega a Jim Bessman em um livro de memória dos Ramones lançado em 1993. Entretanto, os Ramones decidiram alterar um pouco do logo e, em vez do ramo de oliveira, colocaram um ramo de macieira e no lugar das setas surgiu um taco de basebol.

Logo dos Ramones adaptado

16- De certa forma, os detalhes desse plano comercial, de lucro, por trás dos Ramones desmistificam a ideologia que impregnou o imaginário e a cultura punk, que começava a ganhar contornos naquela época, sobretudo pelos subúrbios londrinos, e com inclinação, supostamente, anticapitalista e anárquica. Totalmente fora desse meio anarquico o Ramones queria algo mais comercial e apesar da dureza dos primeiros anos de carreira, eles conseguiram mais do que queriam. Em sua autobiografia, Johnny fala do dia em que passeava dirigindo um Cadillac, cinco anos após o final da banda, e foi surpreendido por um fã, indignado com aquela suposta ostentação. "Como é que pode um punk dirigir um carro luxuoso desse?", questionou o jovem. "Eu escrevi o livro sobre ser punk", respondeu rapidamente. "Eu decido o que é punk. Se estou dirigindo um Cadillac, isso é punk", disparou o guitarrista aposentado. Apesar de ressaltar que, no começo, era tudo "pura diversão e rock and roll".

17- Os Ramones finalizaram a carreira após 2.263 apresentações, de acordo com as contas do organizado e metódico músico Johnny Ramone.

18-  Na autobiografia de Johnny Ramone. Não faltam socos, chutes, spray de pimenta e até golpes de guitarras na cabeça de um admirador. Segundo a versão de Johnny, sobrou até para Malcom Maclaren, empresário do Sex Pistols, que apanhou por conversar com a namorada do guitarrista punk. "Resolvi que não queria que ela falasse mais com ele", argumenta.


19- Vale citar que Johnny Ramone, com sua guitarra Mosrite barata, comprada por 50 dólares, lançou um estilo novo de tocar, que ficou conhecido depois como "serra circular". O músico entrou para a lista da revista "Rolling Stone", dos 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos, onde ocupa a 28° posição.


20- A Fama de brigão de Johnny Ramone ameaçou até mesmo os membros da banda Talking Heads, que quase apanharam do musicoapós um período de sete semanas que passaram juntos durante uma turnê na Europa. "Eram gente de educação universitária e nós, garotos de rua". Para quem também detestava sair do país, a viagem piorou em alguns graus, segundo ele, pela combinação infernal: Talking Heads e Europa. "Queria me matar, foi uma desgraça".



5 comentários:

  1. Demais! Parabéns pelo blog! Do caralho e tem muita informação boa e variedades!
    Viva o Punk! DIY!

    ResponderExcluir
  2. Puta que pariu... item 10 jamais sonhava que poderia existir... mto bom... R.A.M.O.N.ES

    ResponderExcluir
  3. Mana, a número 2 está totalmente equivocada. Só tem merda.

    ResponderExcluir
  4. O item 2,se está equivocado ou não, eu não sei. Mas o próprio Johnny Ramone comenta o caso na sua autobiografia. Ele diz que Joey havia escrito a música antes dele se envolver com Linda. Mark Ramone, também comenta o caso em seu livro. Ele conta que Joey escreveu a música pensando em uma garota com quem ele havia dividido um quarto de hospital, e um dia, ela simplesmente sumiu.

    ResponderExcluir