quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

10 anos sem Cássia Eller: 2001 um ano que não acabou

Há exatamente 10 anos atrás, em 29 de dezembro de 2001, dia do aniversário da minha mãe, lembro que eu tinha 11 ano e via o "Jornal Hoje",  com a triste noticia  em meio a tanta comemoração de fim de ano, devido a uma complicação cardíaca morria Cássia Eller deixando fãs incondicionais e tirando de uma mãe o sonho de ver seu filho crescer.

Lembro que nem sabia muito bem que era a Cássia, mas aquilo me marcou muito, fiquei triste de ver como tantos cantores talentosos simplesmente se vão e o que fica é a eterna lembrança.

Ela que semanas antes, tinha gravado o especial luau MTV, com um cover memorável de "Polly", que é uma das lembranças mais legais que musicalmente tenho dela. 

Durante toda sua carreira, Cássia brindou o público brasileiro com interpretações marcantes para artistas de vários gêneros e épocas, como Cazuza e Barão Vermelho, Caetano Veloso, Chico Buarque, Jimi Hendrix, Rita Lee, Renato Russo, Beatles e até  como já citei Nirvana.


Cássia faleceu aos 39 anos, no auge da carreira, em razão de um infarto do miocárdio.

Homossexual assumida, a compositora morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão).

Hoje aos 19 anos, Chicão Eller segue os passos artísticos da mãe como cantor e percussionista da banda Zarapatéu.

O ultimo ano de vida da cantora, foi um ano bastante produtivo. 

Em 13 de janeiro de 2001, apresentou-se no Rock in Rio III, num show  com varias interpretações de musicas de baião, samba e clássicos da MPB  cantados em ritmo de rock. 

Apresentando-se no mesmo dia de lendas do rock como: R.E.M., Foo Fighters, Beck e a nacional Barão Vermelho.

Entre maio e dezembro, Cássia Eller fez 95 shows. 
O que levou a cantora a gravar um DVD, o Acústico MTV, gravado em São Paulo, no qual Cássia contou com o um grupo de alto nível técnico e artístico: Desde Nando Reis e os músicos da banda Luiz Brasil entre muitos outros.

Este álbum foi composto por 17 faixas, acrescidas do Making Of, galeria de fotos, discografia e clip. 

O álbum vendeu até hoje mais de 900 mil cópias e se tornou o maior sucesso da carreira de Cássia, sendo que até então, apesar das boas vendagens e da experiência, ela não era considerada uma cantora extremamente popular.
Mas como as pessoas adoram um musico morto sua fama só aumentou mesmo depois de morta.

No fim do ano de 2001, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Rio, durante os festejos do réveillon. 

Faleceu dois dias antes, em 29 de dezembro. Em vários pontos do Rio de Janeiro, fez-se um minuto de silêncio durante a comemoração da passagem do ano em memória de Cássia Eller. 

Vários artistas também prestaram homenagem à cantora em seus shows, na virada do ano.


Para celebrar esses 10 anos sem Cássia, foram lançados o CD ‘editado’ pelo amigo NANDO REIS, chamado “Relicário - As Canções Que o Nando Fez Pra Cássia Cantar”, com a música inédita “Baby Love”; e a “Caixa Eller”, contendo nove CDs.
 
Além disso, em breve, também deve vir a público um registro ao vivo em DVD de uma apresentação de 2001, apelidado de “A Luz do Solo”, onde a cantora intérpreta Joni Mitchell e Billie Holliday, além de suas canções arranjadas. 

O álbum pra se conhecer as boas interpretações de Cássia é o "Acústico MTV", de março de 2001.

Hoje em homenagem a essa diva brasileira ouvi com nostalgia.

Que falta faz uma cantora brasileira que saiba interpretar e ser de verdade rock'n'roll como ela foi, que tenha carisma e não só um rostinho bonito, vemos hoje caricatas perfeitas sem talento algum.Ela foi uma das mais bem vistas artistas da década de 1990 e não desmereceu o valor lhe atribuído. 

Com sua voz rouca, conseguiu vender 1,1 milhão de cópias neste disco, com destaques para: “Maladragem”, "all star", “1º de Julho”, e a clássica “Segundo Sol”.





fontes:
www.whiplash.net
www.entretenimento.r7.com




Um comentário: