sábado, 15 de setembro de 2012

Garotas no Vocal - Bratmobile

Eu jurava que já tinha escrevido sobre o BRATMOBILE aqui no blog, mas não, apenas citei a banda em alguns post do Bikini Kill, e do Riot Grrrl, Bratmobile é uma banda que curto bastante e tenho o prazer de escrever sobre elas agora aqui :)




Bratmobile foi uma banda estadunidense de punk rock, da cena riot Grrrl, e por toda sua carreira foi uma banda underground, a Bratmobile tinha  influências do indie pop, Britpop e punk rock, bem comuns da cena da época,anos 90.

Formada po Allison Wolfe e Molly Neuman, duas estudantes da Universidade de Oregon, começaram a colaborar para um influente fanzine feminista, chamado de Girl Germs, que depois viria a virar uma musica da banda. 

As duas garotas, sob o nome de "Bratmobile", fizeram o primeiro show da banda no dia 14 de fevereiro de 1991, no Olympia's North Shore Surf Club, ainda como uma dupla, onde Molly e Allison se revezavam na guitarra, bateria, e vocal.


Durante as férias da primavera de 1991, Allison e Molly foram para Washington,acompanhar o  Beat Happening e Nation of Ulysses em turnê, e também para tentarem trabalhar de um novo jeito no Bratmobile que, naquela época, incluia Jen Smith e Christina Billotte na formação. 

Juntos, eles gravaram e lançaram uma fita cassete intitulada de "Bratmobile DC".

Desde os seus primeiros shows, o Bratmobile foram considerados uma adição importante  para a cena fértil do punk rock dos anos 90. 

De 1991 a 1994, a banda lançou um álbum, o "Pottymouth",  que virou clássico da banda e um EP, "The Real Janelle". Ambos pela gravadora Kill Rock Stars. Depois houve uma pausa das atividades do Bratmobile.

Após o fim da banda, Molly Neuman mudou-se para San Francisco, onde começou a trabalhar na gravadora Lookout! e também tocou nas bandas The PeeChees e The Frumpies.

Allison Wolfe mudou-se para Washington, onde ela e Erin Smith montaram uma nova banda, chamada de Cold Cold Hearts. Wolfe ainda  se mantém  ativa nas causas feministas e ativismo.

Em 1999, a banda decidiu se reunir para uma pequena apresentação no Oakland's Stork Club, onde entraram em turnê com o "Sleater-Kinney".

Em 2000, um revival da banda e elas lançaram o seu segundo álbum de estúdio, intitulado de "Ladies, Women and Girls".

O álbum foi bem aclamado pela crítica e conseguiu novos fãs para a banda e uma nova tour.

O álbum "Ladies, Women and Girls" foi lançado pela gravadora Lookout! Records - de Molly Neuman, ex Bratmobile.

No dia 7 de maio de 2002, a banda lançou o seu terceiro álbum, intitulado de "Girls Get Busy".

Após dedicar a maior parte dos anos de 2002 e 2003 na promoção do álbum "Girls Get Busy", via turnês, cada uma das integrantes começaram a demonstrar interesse por novos projetos.

No dia 30 de janeiro de 2004, através de uma mensagem que Allison Wolfe publicou no site da banda, o Bratmobile chegou ao fim.

#Álbuns de estúdio


    1992: Pottymouth (Gravadora: Kill Rock Stars)
    2000: Ladies, Women and Girls (Gravadora: Lookout! Records)
    2002: Girls Get Busy (Gravadora: Lookout! Records)

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...