quinta-feira, 2 de agosto de 2012

VI Ramones Fest (Resenha)


Sabado dia 28 de julho, aconteceu mais uma edição do já tradicional tributo "Ramones Fest", em sua sexta edição, contou com as bandas: The Silver Beatles, Rua 53, Novos e Usados, Stereovitrola e Animal Boy.

O evento aconteceu na boate "Disco Gloss", previsto para começar as 20:00 horas, o tributo só começou mesmo as 23:00 horas, atraso um tanto exagerado, porem não desanimou a galera que anseiava por ver e ouvir, as bandas amapaeses levando ao seu estilo, musicas de uma das maiores e mais conhecidas bandas do mundo, Ramones.


Ramones foi a primeira banda punk dos Estados Unidos, formada em meados de 1974 por Joey, Johnny e Dee Dee Ramone, mais precisamente no famoso bar underground CBGB's. Com 22 anos de carreira a banda gravou 14 discos, e em suas músicas rápidas e simples as frases " I don't" e "I wanna" são frequentes revelando a insatisfação daquela geração, chamada de "Geração X".



O Show de tributo aos Ramones começou com a Banda de 20 anos de estrada The Silver Beatles, tocando os maiores sucessos da banda punk, cheguei no meio da apresentação dos caras, e confesso que não prestei a atenção como deveria, e logo após o show teve ainda uma participação especial da banda Rua 53 no evento.

Um quecimento no som, entra no palco Novos e Usados, levando musicas dos discos "Ramones" e "Rocket to Russia", o setlist da bandas já divulgado no facebook contava com as musicas: "loudmouth", "Listen to my heart", "Let´s dance", "I don´t wanna walk around With you", "Judy is a punk", "I wanna be you boyfriend", "Now i wanna sniff some glue", "I don´t care", "I remember you", "Ramona", "Do you wanna dance?" e "Surfin bird", porém a banda não se prendeu ao setlist, cantou e surpriendeu com a versão de "Life´s a gas", canção presente no disco de 1995 " ¡Adios Amigos!" ultimo disco em estudio dos Ramones, e com toda certeza uma das canções mais amada pelos fãs.


A apresentação da Novos e Usados foi animada e divertida com uma versão de "Surfin bird" muito alegre (si é que si podia ser mais alegre) e que levantou a galera que ainda estava timida.


Logo depois entra no palco a banda Stereovitrola, confesso que tinha duvidas de como seria as versões da Stereovitrola, pois a banda tem um estilo que se distância muito do levado pelos Ramones, mas mostrando seu profissionalismo e talento, a banda levou canções do disco "Mondo Bizzaro" de 1992 e outros, e já começou sua apresentação surpriendente e cheia de energia com "Anxiety", e ainda a clássica "Poison Heart", ao termino de sua apresentação a banda ainda brindou ao público que pedia pela musica "Festa punk" da banda brasileira "Os replicantes", não teve "Festa punk", mas uma versão bem distorcida e com alternados vocais (várias pessoas subiram ao palco pra cantar) de "Astronauta".


Fato marcante nesse evento, foi a interação de bandas com o público, não pelo fato de  o público cantar junto (como aconteceu) mas pela discontração, pessoas subiam ao palco cantava com as bandas, falavam o que pensava sobre a situação politica no Amapá ou simplesmente besteiras pra animar ainda mais a noite.

Despede-se Stereovitrola, entra no palco a banda criada especialmente para o Ramones Fest, "Animal boy", com muitas doses de cerveja a banda alternou bastante em seu repertório com musica de vários disco, canções como: "Spider man", "I Just Want To Have Something To Do"," I Wanna Be Sedated, Pet Sematary", "I Wanna Live", "Too Tough To Die" e um cover de "Have You Ever Seen The Rain" canção do Creedence Clearwater Revival, eternizada também pelo Ramones e muitas outras bandas, levou ainda a musica "Cemitério Maldito" versão de "Pet Sematary" da banda de Horror punk brasileira "Zumbis do espaço".


Como é comum não faltou musica repetida, o que pra mim foi otimo (mais uma oportunidade de bis), as canções repetidas foram: "Rockaway Beach", "Blitzkrieg Bop" e "Life's A Gas", o ambiente contava ainda com um Dj que brindou o público, entre uma banda e outra com musicas do Raimundos, e Ramones, claro.

Essa foi a edição de 2012 do Ramones Fest. Ano que vem estarei lá novamente com toda certeza :)

2 comentários:

  1. Muito massa Josi.. Um dos melhores, se não o melhor de 2012, para mim.

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante do som dos Ramones e demais bandas punks, Josi. Me bateu uma baita vontade aqui de ter ido nessa homenagem. Também fiquei surpreso em saber que esses festivais acontecem nos cantos mais "recônditos" do Brasil. Aqui no Triângulo Mineiro o rock aparece apenas com raridade, geralmente sufocado pelo sertanejo e pelo pagode.

    =]

    ResponderExcluir