sábado, 18 de agosto de 2012

19 Agosto: Dia Mundial da Fotografia

 Hoje é mais uma data que se comemora uma das artes mais fascinantes já criadas, a fotografia, a data mundial em homenagem a criação e aos praticantes da fotografia é hoje 19 de Agosto.

A invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas é um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.

Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando e massificando o uso da fotografia,.


Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam aos usuários médios, recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso.

A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns na maioria nas redes sociais e via internet, como Flickr,Fotolog e tumblr, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações.

A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo, tornado as fotos cada vez mais algo pessoal.




Aqui vão 10 dicas do site da lomography, que ajudam e muito na hora de dar aqueles clicks, mesmo que seja de você mesmo ou sem nenhum compromisso:


1 e 2 – Superexposta/Subexposta: Verifique se sua câmera( manual ou automática) esta regulada para dar a exposição correta. Nas câmeras automáticas, fique atento para regular a sensibilidade do filme (ISO, ASA ou DIN) e, em algumas, a velocidade do obturador e a abertura.

3 –Plano de Fundo: Observe com cuidado o fundo e o primeiro plano pelo visor. Elementos confusos ou desarrumados tiram o impacto e a atenção do objeto qeu você fotografa. Quanto mais simples suas fotos, melhor.


4 – Exposição: Para obter a exposição correta com câmeras simples, as fotos devem ser feitas dentro da faixa de distancia flash-motivo. Com câmeras automáticas e câmeras manuais, a distância determina a regulagem necessária.

5 – Nitidez: Segure a câmera com firmeza. Fotografias tremidas geralmente são causadas por mãos trêmulas ou falta de delicadeza ao acionar o obturador. Segure a câmera com as duas mãos, apoiando na testa e pressione o obturador com delicadeza.

6 – Familiarize-se com a sua câmera: Conheça seus recursos, seus ajustes e também suas deficiências.

7 –Regra de terço: Deixe o motivo ligeiramente fora do centro. Quando se coloca o motivo rigorasamente no centro da foto, ele parecerá estático e até monótono. Procure o melhor enquadramento para diferentes motivos. Algumas câmeras produzem fotos quadradas, outras produzem fotos retangulares. Se a sua produz fotografias retangulares, voce poderá obter tanto fotos horizontais quanto verticais, dependendo de como você segurar sua câmera.

8 – natural:Em vez de deixar as pessoas de forma incômoda e tensa, experimente entretê-las com uma atividade natural e absorvente para que desviem seus olhos de você e da câmera. Quando as pessoas estão fazendo alguma coisa familiar, seus corpos e rostos ficaram mais descontraídos.
Foto via Photanic

9 –Luz e sombra: Observe a direção em que a luz incide sobre a cena. Numa luz forte e direta as pessoas tendem a franzir os olhos e as sombras são quase sempre desagradáveis. A luz lateral ou a contraluz pode ser mais conveniente do que a luz frontal. Se a câmera permitir, experimente fotografar na sombra ou em um dia nublado.

10 – Tire varias fotos:Todos os profissionais sabem que quanto maior o número de fotos batidas, maior a possibilidade de obter boas fotos. Comparado com algumas das raras cenas que voce encontrar.



Fontes:Wikipédia
www.lomography.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário