sábado, 21 de julho de 2012

Bikini Kill


Uma das bandas femininas que sempre aparecem aqui no Anarcolitico e, é, exemplo para todas as garotas que curtem grunge e punk rock, mas acima de tudo anarquismo e feminismo é a Bikini Kill.

A banda de kathleen hanna e da baterista Tobi Vail, formada em Olympia, a banda seguia as linhas do punk rock, foi uma das criadoras do movimento riot grrrl, fazendo de suas apresentações verdadeiros protestos musicais, com letras feministas  e performaces que chocavam, levantando varias bandeiras de apoio a mulher como a liberdade sexual, de expressão e o direito da mulher de poder ter sua banda e tocar o instrumento que quiser, sem ser motivo de chacota.

Pode parecer estupido e exagero da minha parte dizer, mas a mulher não tinha tantas liberdades no inicio dos anos 90, a sua função em uma banda era de no máximo cantar, batéria nem sonhar. O Bikini Kill mateve-se underground, e recusou contratos com grandes gravadoras e entrevistas com a imprensa de rock mainstream, fez uma grande banda com suas causas e não só vendagens.

Nos anso 70 a primeira onda de mulheres a frente de bandas de rock, as mulheres eram ativas na cena, com presença nas bandas The Slits, Raincoats, Au Pairs, Girls at Our Best, Modettles, Delta 5, Shop Assistants e Liliputs.

Mas essas bandas não ajudavam e divulgavam umas às outras, o que desperdiçava uma oportunidade de promoção do trabalho conjunto das bandas.


No início dos anos 90, as garotas do riot grrrl retomaram a idéia do "faça você mesmo" do punk rock e passaram a surgir várias bandas novas, onde o Bikini Kill fora fruto desse legado, as bandas unidas faziam um movimento em prol delas mesma o que deu força ao movimento.

Revolution Girl Style Now! foi o primeiro trabalho do Bikini Kill, uma gravação feita e lançada em fita cassete pela própria banda, em 1991.trazia as faixas:Candy/Daddy's Li'l Girl/Feels Blind/Suck My Left One/Carnival/This Is Not A Test/Double Dare Ya/Liar.
Reject All American foi o ultimo  álbum de estúdio, lançado em 1996. dou destaque as faixas : "Jet Ski",    "Finale" .

O album "Pussy whipped" segundo da banda é um álbum  também de punk rock com algumas linhas de Hardcore, lançado em 1993.

Neste álbum estar a musica mais conhecida e cheia de energia da banda a "Rebel Girl", além ainda das otimas "Sugar" e "Blood One", as que recomendo ;)

Todas as musicas foram compostas por Kathleen Hanna , exceto as faixas "Tell Me So" (por Bill Chesler) e "Sugar" (por maceo Pinkard).

Faixas: Blood One/She´s Alien /Magnet/Heart Speed/Lil 'Red/Tell Me So/Sugar/Star Boy /Baby Hamster/ Rebel Girl /Star Fish/ For Tammy Rae.



   

Um comentário: