quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia Internacional Da mulher: Origem

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março, no mundo todo. 

É uma data segundo terceiros, comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulheres ao longo dos anos.

A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho de operário e também de Mulheres.



As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram também, protagonistas desses protestos por direitos a melhores condições de trabalho, e, em 08 de março de 1857 um protesto, entrou na história, com mortes e pesar. 

O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos aos operários, mas um incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911 como retaliação as protestantes. 

Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas por seus senhores.

Como mulher, vejo essa data como triste, pois marca mais uma vez, o historico de violência contra a mulher, porém é apartir dai que a mulher se ver obrigada a lutar por si mesma e começa a fazer acontecer os seus dieitos, mesmo que poucos.

O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito ao voto. 

Em 1910, em um conferência realizada na Dinamarca, que reuniu mulheres de vários países, decidiu-se declarar o dia 8 de março como o Dia Internacional da mulher, em homenagem àquelas que morreram na luta por seus direitos bravas e lutadoras.

Apesar de ainda hoje a mulher ter direitos, perante a sociedade, o caminho vem sendo trilhado de longa data, para que as coisas melhorem e se tornem realmente igualitárias!

E no fim das conta todo dia é dia da mulher :)

 Fontes:
www.dignow.org 
www.mundodastribos.com

5 comentários:

  1. Oi Josi,

    Feliz dia internacional da mulher! Penso que a luta sempre será árdua, mas estamos na caminhada e devemos a essas mulheres esses direitos conquistados. Vamos adiante! Cuide-se!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Olá Josi, como vai?
    Em um país predominantemente católico como o nosso o machismo e o preconceito contra as mulheres, infelizmente, é cultural.
    Ontem mesmo vi uma reportagem sobre uma nova lei que obriga os patrões a pagarem um salário igual para homens e mulheres que exercem a mesma função.
    Ou seja, precisou-se criar uma lei para se obrigar as pessoas a fazerem algo extremamente óbvio e normal.
    Acho uma ideia válida a criação deste dia para que não nos esqueçamos do passado e reflitamos sobre a forma como a mulher é tratada hoje, neste clima de competição diária e falta de tempo.
    Abraço, Josi.

    ResponderExcluir
  3. Oi Josi, bom dia.
    Quero te agradecer pela tua passada lá no RS e te deixar o endereço do outro site onde escrevo, o http://fantasticocenario.com.br/, que é meu e de alguns amigos meus.
    O site é um x-tudo, de arte a cinema passando por quadrinhos (o que mais escrevo) e rpg.
    Abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  4. EU ADMITO QUE SOU MACHISTA, MAS ADORO VER UMA MULHER POR CIMA. E POR MAIS QUE ELAS ESTEJAM OCUOPANDO CARGOS SUPERIORES [TENHO UMA CHEFE MULHER], MUITAS ADMITEM QUE PREFEREM SER DOMINADAS EM CE3RTOS MOMENTOS. ENTÃO EIS AI A ETERNA CONTRADIÇÃO HUMANA.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/03/onde-houver-fe-que-eu-leve-duvida.html

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que o verdadeiro significado desta data seja frequentemente esquecido, a luta destas mulheres era para ser frequentemente lembrada, para que assim pudesse inquietar-nos despertando em cada um de nós o desejo por transformações constantes que nos permitam evoluir como indivíduos e como sociedade... Parabéns pelo post!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/03/um-metodo-perigoso.html

    ResponderExcluir