sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

garotas no Vocal : L7

L7 foi uma banda estadunidense dos anos 90, formada em 1985  por Donita Sparks e Suzi Gardner em Los Angeles, também do movimento Riot grrrl, o L7 que misturou uma sonoridade de heavy metal com punk rock nas suas musicas e  também fez parte da cena grunge, assim como a maioria das bandas do inicio dos anos 90 e como uma sinal também foi desfeita no fim daquela decada.

O nome (L7) deriva de uma gíria americana para "quadrado" (que seria a forma resultante de se colocar um "L" formado pelo dedo indicador e polegar esquerdos com um "7" formado pelos dedos polegar e indicadores direitos).

Jennifer Finch, inicialmente fez parte  do Sugar Baby Doll, com Courtney Love (Hole) e Kat Bjelland (Babes in Toyland) com o desmembramento da banda ela se juntou a donita Sparks, como baixista da banda que a consagrou.

A Formação ficou: Suzi e Donita nos vocais e guitarras, Jennifer no baixo e Roy Koutsky na bateria, porem Demetra (Dee) Plakas logo substitui Roy na bateria e o L7 se torna uma banda totalmente formada por mulheres.

O primeiro álbum, auto-intitulado L7, foi lançado em 1988, sem muito alarde, produzido por Brett Guretwitz(Bad Religion).


Em 1991 é lançado o segundo álbum, "Smell the Magic", pela gravadora Sub Pop Records e a banda inicia a turnê com o Nirvana, momento que a banad começou a ganhar mais visibildade das gravadoras e do publico.

Ainda em 1991 as integrantes do L7 criam a fundação Rock for Choice, para defesa das liberdades civis e dos direitos da mulher, como a legalização do aborto.

O festival Rock for Choice contou com concertos beneficentes de bandas de peso e amigos pessoais do L7 como: Pearl Jam, Joan Jett, Hole e Red Hot Chili Peppers.

A banda também organizou o álbum Spirit of'73: Rock for Choice, que foi um trabalho gravado ao vivo no qual bandas femininas dos anos 1990 fizeram covers de bandas femininas da década de 1970.

O L7 aparece nesse trabalho com Joan Jett na faixa "Cherry Bomb" da banda The Runaways.

Em 1992,lançam o terceiro álbum, "Bricks are Heavy", o disco abriu inúmeras portas para a banda e trouxe o respeito por parte dos fãs de vários países(Em 1999, a revista Rolling Stone elegeu "Bricks are Heavy" como um dos cem álbuns indispensáveis dos anos 1990).

A repercussão do álbum foi extraordinária, vendendo centenas de milhares de cópias no mundo todo, puxado principalmente pelo sucesso de "Pretend We're Dead", a canção mais popular do disco e até hoje a mais conhecida do L7. 

 Durante 1992 e 1993 a banda fez duas grandes turnês nos EUA,  duas na Europa, alguns concertos no Japão e Austrália, apresentações ao vivo em programas  de TV, como o de David Letterman nos Estados Unidos, e concertos em grandes festivais, a exemplo o Reading na Inglaterra e para nosso orgulho o Hollywood Rock que ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo, um apresentação forte e bem recebida do publico brasileiro, e que contou com Kurt Cobain e Love assistindo as amigas do L7, sentados no palco.


O quarto álbum da banda, Hungry for Stink, é lançado em 1994, esse disco traz uma homenagem da banda para Shirley Muldowney, que criou muita polêmica nas corridas de carros por ser uma piloto mulher. 

Em 1996, Jennifer Finch deixa a banda e em 1997 o L7 lança o quinto álbum "The Beauty Process: Triple Platinum", em 1998 a baixista Gail Greenwood, que havia saído da banda Belly, entra para a banda na vaga deixada por Jennifer e o L7 lança um álbum chamado Live: Omaha to Osaka ( detalhe é que esse trabalho conta com a participação de uma banda marcial (tradicional no Japão) de garotas, interpretando músicas do L7).

Em 1999 o L7 lança o sétimo e ultimo álbum, "Slap-Happy", que considero um dos albuns obrigatórios da banda com canções grandes e pesadas como "Human", no mesmo ano lançaram também o documentário "The Beauty Process" dirigido por Krist Novoselic.

A banda terminou em 2000, porém nunca foi dado nota oficial.

Discografia
    * L7 (1988)
    * Smell The Magic (1990)
    * Bricks Are Heavy (1992)
    * Hungry For Stink (1994)
    * The Beauty Process: Triple Platinum (1997)
    * Live: Omaha To Osaka (1998)
    * Slap Happy (1999)



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário