quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Garotas no Vocal: Huggy Bear

Dando continuidade a longa série de garotas no vocal, aqui no blog, hoje trago mais uma do movimento riot Grrrl, a banda Huggy Bear, diretamente de  Londres / Brighton , Inglaterra, a banda levava um som punk rock e sua  atividade  foi  durante o breve periodo de 1991 - 1994, hoje pouco se sabe da banda, mas ainda se encontra algum material dela pelo vasto mundo da internet.

Influenciada pela grande movimentação de garotas feministas da cena do Noroeste dos Estados Unidos, que faziam musica com mensagem de apoio a mulher pela musica, o conjunto Huggy Bear, assim como as bandas de Olympia e Seattle, faziam musica baseado no manifesto riot grrrl, liderado por feministas bandas como Bikini Kill.

Durante o pequeno curso de sua existência, se recusaram a ser fotografados ou entrevistados pela imprensa,  nem deram seus nomes completos, uma vez que começou a lançar discos formalmente. 

Diziam:
"     Nossa situação era diferente das bandas  americanas Riot Grrrls foram respondendo. O metro de Londres havia se deteriorado completamente, não havia realmente muito de uma alternativa. . . ' indie ' só se tornou um termo abstrato para um estilo de música, não idéias ou valores, porque todos eles estavam assinatura para as grandes gravadoras .

A noção de vender não era importante. O punk rock não era importante. Fanzines foram vistos como uma piada triste, então tivemos que explicar coisas que poderia ter sido óbvio para as crianças americanas, mas era estranho a jovens crianças britânicas. As razões para ser independente foram bufou menos. "


Sua estreia ocorreu com o disco "Burst", que foi lançado em 1992, e no mesmo ano eles começaram a trabalhar em estreita colaboração com o Bikini Kill, época que a popularidade do riot grrrl alcançou o grande pico em ambos os lados do Atlântico, culminando em um álbum chamado de " Troubled / Yeah Yeah Yeah Yeah" com os nomes do Huggy Bear e Bikini Kill, respectivamente. 

O  Huggy Bear, em seguida, lançou uma série de EPs, e o guitarrista Slade sai da banda.

Em 14 de fevereiro de 1993, aconteceu um fato que marcou a trajetória da banda de forma desastrosa, o Huggy Bear apresentava "Jazz Her" em um programa britânico de televisão.

Após isso a banda ficou em estúdio do programa, para assistir a um relatório sobre dois modelos norte-americanos que se chamavam " The Twins Barbi ". 

O Huggy Bear e seus fãs ficaram chateados com isso e começou a gritar no show do apresentador Terry Christian, gerando uma grande confusão ao vivo .

Eles foram expulsos do estúdio.

O fato gerou polêmica e chegou a ser comparado com o incidente dos Sex Pistols no programa de Bill Grundy em meados do fim dos anos 70.



  Integrantes:

    Chris Rowley: vocais, trompete e piano
    Jo Johnson: guitarra e vocais
    Jon Slade: guitarra
    Niki Elliott: baixo e vocais
    Karen Hill: bateria e piano














Um comentário:

  1. Nunca ouvi falar dessa banda, valew a dica!!
    Ótima postagem lindona, gostei.
    Beijos

    saahandradee.blogspot.com

    ResponderExcluir