quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Garotas no Vocal - The Devotchkas


The Devotchkas, foi uma banda  americana de meninas, de  Long Island (Nova York), formada em 1996, por três amigas ( Alaine, Stephanie e Mande) que tinham um gosto em comum, o punk rock. O nome da banda "Devotchkas" como bem se nota, tem origem na linguagem Nadsat, do livro "A laranja Mecânica" de Anthony Burgess, a palavra "DEVOTCHKA, seria a tradução de algo como "moça" ou "menina".



 A princípio a banda era formada por Stephanie (vocal), Mande (guitarra) e Alaine (baixo), porém, somente em 1999, após várias bateristas, sthephanie conheceu e convidou, Gabrielle para assumir a bateria, e ela passou a fazer parte do conjunto até o fim das atividades da banda. Sendo essa a formação clássica da banda.




O som segue a linha de um punk mais agressivo e direto, mais precisamente o subgênero, Street Punk, com letras de teor feminista que são uma das características marcantes da banda, além do visual ultra-punk oi e chocante, sempre com moicanos e spikes enormes, além de muito animal print (peça chave dos punk) e o xadrez.


O som agressivo, realista e direto caracteriza o estilo das letras e músicas, assim como o visual da banda, que corresponde justamente à expressão do som das ruas, do subúrbio, livre dos modismos de algumas bandas punks que já faziam sucesso e se popularizaram no fim da dec de 90. Outras bandas como Casualties e Exploited podem ser comparadas por apresentarem estilos e sonoridade parecidas, e também eram influencias das meninas, junto com GBH e o Vice Squad.





O primeiro EP da banda foi “Oi Toy”, foi lançado em 98, pela Punk Records, o EP rendeu a banda uma considerável venda de 5000 cópias em vinil, número alto em se tratando de bandas Punk e feminina.


Posteriormente também foram lançados outros volumes: Annihilation (2000), que teve uma certa notoriedade do público, The Same (2000) e Live Fast, Die Young (2001).

 Infelizmente a vocalista Stephanie, deixou a banda, e com isso começa o fim da Devotchkas, mesmo com uma nova vocalista a banda não vingou e em 2001, depois do lançamento do disco " Live fast, Die Young", a banda chega ao fim,como uma das mais bem sucessedidas bandas de punk feminino dos anos 90.



A banda chegou a voltar a atividade nos anos 2000, mas dessa vez sem Stephanie. O vocal ficou com JJ, e a banda mudou o nome para 99's. Acabaram e  retornaram em 2002, novamente como Devotchkas. No entanto a banda entrou em hiato novamente e até o momento nada se sabe, se elas voltam ou não.





Baixe o ultimo disco da banda em torrent: Download




Nenhum comentário:

Postar um comentário