quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Garotas no Vocal: 6 Metal Girls


Assim como  a maioria das areas musicais, o Heavy Metal é um genero inicialmente feito pelos homens, porém muitas mulheres se destacaram nessa área musical e  hoje a pedidos, trago 6 bandas dominadas por mulheres, muito peso e de diversos ramos do Metal, para agradar a todos os gostos, depois de uma pesquisada e buscas na internet são elas as que mais destacaram-se.

Observação: As bandas selecionadas seguem o meu conhecimento, ou seja, não estou afirmando que sejam as melhores apenas indicando as que conheço e as que acho que se destacaram!Segue a dica :)


Girlschool 
Começo com a minha banda favorita de Heavy metal feminina, o Girlschool que é uma das bandas pioneiras  do heavy metal feminino, formada apenas por mulheres, são elas: Kim McAullife, Denise Dufort, Enid Willians e Kelly Johnson.

Assim como a  banda punk feminina, The Runaways, elas tiveram muito apoio da super banda Motörhead, chegando a gravar com a banda e a saír em algumas turnês.

O som  da banda é um heavy metal bem básico, raivoso, com muita energia e rapído, bem na linha do Motörhead, só que em versão feminina.

A formação atual conta com Jackie Chambers no lugar de Kelly Johnson desde de 2003, kelly que faleeceu em 15/07/2007.

Em 1981 Lemmy e as garotas do Girlschool lançaram o projeto ''Headgirl''(Junção do nome das duas bandas).

Um projeto ousado, mas que deu certo e agradou a todos. 
A fusão entre duas da maiores bandas de metal que o mundo, o Motörhead...que dispensa apresentações  e a Girlschool, a banda de metal feminina mais famosa do mundo e referência para todas que conhecem e fazem o genero, tanto femino quanto masculino. 
Girlschool

O EP da banda Headgirls conta com três musicas, são: ''Please Don't Touch'' (Johnny Kidd and the Pirates), ''Bomber'' (Motörhead) e ''Emergency'' (Girlschool).

O projeto deu tão certo que no mesmo ano, foi lançado o disco ''Hard Rock On 12 Inch'' contendo: ''Please Don´t Touch'' a ''Stay Clean'' (Motörhead) e ''Demolition Boys'' (Girlschool)

Crisis (Karyn Crisis)

Sem duvida uma das melhores bandas de metal com vocal feminino, que tive a oportunidade ouvir, selvagem e de peso, essa é karyn Crisis.

Originalmente formada em 1993, em New York, quando Afzaal, decidiu montar uma banda de metal feminino, O Crisis é emcabeçado por Karyn Crisis e leva um som de Hardcore/Metal ou mais popularmente que se encaixa no subgenero, GrindCore.

A dinâmica poderosa do Crisis, ficaram evidentes desde o primeiro ensaio e se tornou mais incrível já que, como notado por qualquer um que assistiu seus inspiradores sets ao vivo, são cheio de energia e peso, que são caracteristicas marcantes em suas apresentações.

Em 1996,  assinaram com a Metal Blade Records e lançou o "extermination Deathshead" bem recebido e que deu uma visibilidade boa a banda, no ano seguinte lançaram  "The emptying", durante este período a banda excursionou incansavelmente nos EUA e na Europa.

As letras rica e bem feitas em junção com o sonoridade pesada,  apresentama banda um (des) equilíbrio do metal, uma arte escura em harmonia com um hardcore experimental, com ondas implacáveis ​​de energia primal e brutalidade absoluta! 

Mesmo após duas decadas a  banda ainda permanece na ativa.
E o musica e video que indico aqui é a otima "Waking the Dead".



Arch Enemy (Angela Gossow)



Bastante conhecida e falada nos mais diversos sites de rock, como o Whiplash, a banda de Angela Gossow, honra tamanha fama com o potencial de suas musicas.

Formada em 1995, o Arch Enemy é uma banda sueca de death metal com influências de thrash metal, comanda pela cantora alemã Angela Gossow, que leva um gutural potente, de dar inveja a muito marmanjo.

A banda se cosolida como uma das principais bandas deste subgênero do heavy metal que se convencionou chamar de 'death metal melódico', em virtude principalmente de elementos melódicos provenientes do heavy metal tradicional, do power metal, do heavy rock e até mesmo do hard rock dos anos 70 e 80. 

Angela Gossow, a mais extrema da banda em se falando de gosto musical, contribuiu muito para tornar o som da banda mais pesado sem abandonar porém a melodia.

Ela  trabalhava em uma firma de publicidade e estudava economia, quando em 1999, fez uma entrevista com o Arch Enemy para uma revista online.. 

Na ocasião ela entregou uma fita demo da Mistress, banda na qual cantava. 

Em 2000 Johan Liiva saiu do Arch Enemy e o guitarrista Michael Amott chamou Angela Gossow para fazer testes na Suécia para entrar na banda, o resultado desse teste está ai, com o Arch Enemy, consolidado e ainda hoje na ativa.


Cadaveria 


A banda italiana de Gothic metal, é sem duvida uma das grandes e otimas pedidas desse genero, apesar de pouco conhecida por aqui, vale a pena conhecer seu trabalho.


Cadaveria nasceu em 2001, após o baterista Flegias e da vocalista Cadaveria terem deixado a antiga banda Opera IX.

Depois de alguns meses á procura de mais membros, a formação da banda estava completa com a entrada do baixista Killer Bob, do guitarrista Frank Booth e do tecladista Baron Harkonnen.

Em 2002 é apresentado ao público o primeiro álbum, intitulado "The Shadows' Madame".

Em 2004 Far Away From Conformity é lançado.

Depois de algumas tours de promoção deste álbum a banda volta ao estúdio para gravar mais um álbum. 

O resultado é apresentado em Maio de 2007, com o nome de In Your Blood.

O Mais recente trabalho da banda foi lançado este ano entilulado  Horror Metal, que até o momento tem agradado bastante.


Epica (Simone Simons)
 Nas minhas buscas por cantoras e bandas femininas, encontrei a alguns anos atrás a cantora Simone Simons, que de inicio logo foi compara a vocalista Amy lee (Evanescence), mas comparações não estão com nada, cada um tem seu talento, não sou grande fã de Simons, mas ela tem seu lugar nesse poste, já que integra o grupos de mulheres que seguem no ramo do Metal.

Simons é uma cantora lírica e instrumentista que comanda a banda de metal sinfônico Epica.

Infuenciada e fã, em seus 15 anos pela banda finlandesa Nightwish, logo se indetifico e apaixonou-se pela vocalista da banda que na época era Tarja Turunen. 

Em 2002, conheceu o compositor Mark Jansen, de quem tornou-se amiga e com quem, mais tarde, teve um relacionamento amoroso.

No mesmo ano Mark, fundou um novo projeto musical, a banda de metal sinfônico Epica, que de inicio recebeu o nome de Sahara Dust .

Porém apenas em 2003, com a saída de Michaelsen então vocalista do Sahara Dust, que Simone Simons integrou o grupo, com uma nova vocalista a banda também recebeu um novo nome, o então conhecido "Epica", no mesmo ano lançaram sua primeira demo e seu primeiro álbum de estúdio - respectivamente chamados Cry for the Moon e The Phantom Agony.

Simone Simons, ao longo de seus primeiros cinco anos ao lado do Epica, já lançou doze álbuns fonográficos (uma média de um disco a cada cinco meses).

O Epica já se apresentou em concertos ao redor do mundo todo e continua em atividade.

Kittie


Formada em 1996, Kittie é uma banda e metal canadense, criada pelas irmãs, Morgan Lander e Mercedes Lander (bateria).

Obteve sucesso em 1999, quando a faixa "Brackish" tornou-se  o seu unico hit, hoje poucos, talvez lembrem da banda, mas creio que muitos começaram ou ouviam a banda a alguns anos atrás, comigo não foi diferente, a banda agora com um visual menos gotico ainda leva um som pesado, seguindo no mundo do Metal.

Durante o início da década de 2000, bastante comentada e com um CD bastante divulgado, devido ao hit, a banda saiu em turner com o Slipknot  pelo Reino Unido, o que  aumentou a popularidade da banda.

O nome "Kittie", segundo Morgan Lander (vocal e guitarra): "Penso que escolhemos Kittie porque queríamos algo totalmente inesperado, algo que soasse fraco, de modo que quando se ouve a banda pela primeira vez, seja um choque total."

Mercedes e Fallon se conheceram nas aulas de ginástica em 1996 e juntamente com Morgan começaram os ensaios fazendo covers de Nirvana e Silverchair.

A banda precisaria de uma baixista, e foi assim que chamaram Tanya Candler. Nascia então a banda "Kittie" em setembro de 1999.

Por motivos desconhecidos Tanya não durou muito na banda Kittie, sendo substituída por Talena Atfiled. Com a entrada de Talena, a formação classica e atual do Kittie estava pronta.

A definição para o som da banda seria uma mesclagem de glam, New Metal e Death Metal.

A banda ainda esta na ativa, seguem carreira, em Janeiro de 2010, Kittie  viajou a Europa, novamente, para promover seu mais recente álbum "In the Black".

Bem essas foram as 6 bandas de Metal, lideradas por mulher, logo, logo trago 6 bandas do punk Rock feitas por mulheres ;)


Fontes:
rickrodrigues1.blogspot.com
music-160.blogspot.com

Um comentário:

  1. Oi Josi,

    Excelente a sua postagem. Não se se é muito metal, mas gosto da Simone e da Amy Lee. Gosto de rock, mas sou bem balada.

    Beijos.
    Lu

    ResponderExcluir