quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ética e Moral entre Blogueiros

Bem quando se é blogueiro, querendo ou não essas duas palavrinhas (Moral e ética), tem que acompanhar a gente, isso só para começar nesse mundão virtual bloguístico, onde a toda hora, textos dos mesmos assuntos são feitos e compartilhados, de diferentes olhares e percepções, massss (puxado mesmo srrsrr), infelizmente ainda existe blogueiros que não conhecem esses dois valores básicos citados no título e fazem do blogar, uma má ferramenta.

Vamos lembrar o que é moral e ética:

moral é relativo aos costumes, um conjunto de regras no convívio social, mas especificamente costumes, e querendo ou não esta ligado a ética que é um conjunto de valores pessoais, que constituímos para nós como algo que nos difere e que nos movimenta na sociedade, que nos da escolha do que é bom ou ruim ao relacionar-se com os outros, são dois valores básico e que também devem vir para dentro de nossas vidas na internet.




Como ter um pouco de moral e ética, entre blogueiros? 

È mais fácil do que parece, ao produzir um texto de outro blogueiro (cite a fonte), ao transformar o texto de outro blogueiro (cite a fonte), ao combinar informações do texto de outros blogueiros (cite a fonte). 

Ou seja reproduzido, transformado ou combinado um texto alheio, sempre deve-se, ter a ética de citar as fontes do seu texto. 

A ética de blogueiro é algo recípocro, comunitário e colaborativo. 


Ética e Moral não são, valores  automáticas de cada pessoas, como uma reação, mas é algo que deve ser consciente.
Nós como blogueiros temos um gosto em comum, que é compartilhar informação, na sua maioria selecionamos asque fazem nosso gosto, porém fazer isso corretamente é dar créditos a quem nos passou a informação, é uma forma de agradecimento.

Para ser blogueiros não contamos com um manual ou um código de o que devemos ou não fazer (moral/ética) mas como pessoas de valores, existem práticas que não é aceitável como: O plágio (Cópiar o texto e seu conteúdo) é infelizmente a mais comum de todas elas, ver um texto inteiro, sem nenhuma modificação, assinado por outra pessoa é no minimo raivoso pra qualquer um.

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra, fotografia,audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.

No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.


Ao postarmos artigos interessantes de outros blogs, é de boa índole:
  •     nunca publicar uma cópia integral do post original;
  •     sempre citar e linkar o autor original;





 Bem espero que esse texto tenha sido pelo menos um pouco esclarecedor, tem o minimo, mas acho que todo blogueiro aprende mesmo é com o tempo a fazer as escolhas certas :)


Fontes:

http://www.amigosdecaserna.com.br/ 
Wikipédia
imagem 2: www.in-joy-division.tumblr.com

3 comentários:

  1. Muito bom. O plágio é o pior veneno, principalmente na blogosfera. Ficar horas, ou ate dias pensando em um post e, minutos depois, vê-lo assinado por outra pessoa é estremamente revoltante.
    Gostei da sua iniciativa.
    Abraços
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Josi,

    Tudo bem? Concordo com você e o Mateus pois nada pior do que ver os seus escritos usados indevidamente. Perfeito o post!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  3. E é tão simples agir assim, não é verdade?
    O que custa citar a fonte?
    A outra pessoa agiu num processo criativo para montar aquele texto, juntar aquelas ideias... porque não dar o devido valor?

    Excelente post!

    ;D

    ResponderExcluir