segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Clube dos 27 é Mito!



Amy Winehouse
É assustador como as pessoas gosta mais de alguns cantores e rockstar, depois que eles morrem, em especial se envolve algum mito, alguma maldição.

Porém mais um mito acaba de ser desfeito, achei muito interessante o resultado dessa pesquisa, sobre o mito dos 27, acho estupido e muito julgatório e de mal gosto, dizer que cantores como Kurt Cobain,Amy, Janis e tantos outros sofreram maldição, como se fossem algum tipo criaturas perversas ou diabólicas, apenas foram vitimas do acaso e dos excessos.

A  bola da vez é a cantora Amy, que com sua morte, por uma provocada por excesso de álcool , reforça a tendência bizarra de estrelas do rock e músicos em geral de morrem aos 27.

O Clube 27 é o nome dado aos "rockstars", "Junkies" e rockeiros que morreram nessa idade destacando-se: Janis Joplin, Jim Morrison e Jimi Hendrix, os 3 Jotas.Além de integrantes do Grateful Dead, The Stogges e Nirvana.


Outros notáveis são: a lenda do blues Robert Johnson, que teria sido  envenenado em 1938 depois de  flertar com uma mulher casada.A banda punk The Gits teve um final sombrio.
Mia Zapata, a vocalista, foi estuprada e assassinada em 1993.

Outra morte curiosa mas pouco lembrada é de Kristen Pfaff, baixista das bandas Hole e Janitor Joe, que teve uma overdose em 1994, uma semana depois da morte do amigo Kurt Cobain, alguns amigos próximos afirmam que Kristen estava parando com as drogas, porém a morte de Kurt a balou profundamente, levando a baixista a uma recaída fatal.
.
Kristen Pfaff
Enquanto a fama pode aumentar o risco de morte dos músicos em plena juventude, provavelmente devido a uma vida de excessos, esse risco não se limita aos 27 anos, afirmam os autores do estudo, publicado em 20 de dezembro de 2011, na edição natalina do British Medical Journal.


Desde meados do século passado, mais de 40 intérpretes passaram a engrossar o chamado "Clube dos 27", integrados por jovens estrelas mortas com essa idade considerada "maldita".

Entre eles Brian Jones, co-fundador dos Rolling Stones, que se afogou em 1969, e a cantora espanhola Cecilia, morta em um acidente de trânsito em 1976.

Alguns deles morreram em acidentes, outros se suicidaram e muitos sofreram uma overdose de drogas ou álcool.

A equipe de Barnett pôs a toda prova a tese do "Clube dos 27" ao estudar o índice de mortalidade entre 1.046 músicos que colocaram pelo menos um álbum no topo das paradas britânicas entre 1956 e 2007.

Durante esse período faleceram 71 deles (7%), incluindo cantores melódicos, estrelas do Heavy Metal, roqueiros e até atores dos Muppets.

Os autores fizeram uma análise matemática para calcular a incidência dos 27 anos nos falecimentos, e determinaram que o risco de morte não alcança um pico a essa idade, embora entre 20 e 30 anos seja maior que entre a população geral.

Também comprovaram que houve muitas mortes entre músicos que tinham entre 20 e 40 anos na década de 1970 e no início dos anos 80.

Surpreendentemente, não ocorreram falecimentos nesse grupo de idade no final dos anos 80, algo que pode se dever à melhora nos tratamentos para overdose de heroína ou à mudança de estilo musical, que passou do hard rock de 1970 ao pop de 1980.

Por tudo isso, o estudo conclui que o "Clube dos 27" é apenas um mito, mas alerta sobre o maior risco de morte entre 20 e 30 anos.A ciência explica!  ;)

Algumas lendas do rock que se foram por acaso com 27:

Brian Jones
Kurt Cobain
David Alexander (dos Stooges)

Janis Joplin e Ron Pigpen McKernan (do Grateful Dead) os dois morreram com 27.

Fontes:

Musica Terra
Guia dos Curiosos
 Mdig

2 comentários:

  1. A verdade é que este tipo de mito ajuda a alimentar a indústria cultural, por isso eles são tão cultivados... A história da música, principalmente a do rock, está cheia deles e são eles que ajudam a despertar o interesse de parte da molecada que descobrem tais bandas mais pelas histórias que existem em torno delas do que pela sua musicalidade... isto é uma pena, mas é assim que funciona...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/contagio.html

    ResponderExcluir
  2. devia ter uma fotinha ai do hendrix e do jim morrison ne...e creio q tudo começou ai
    pelo fato de Jim morrison, jimi hendrix e janis joplin terem morrido na mesma epoca aos 27 anos.. os tres "J"..os mais fodoes de 70 morrerem assim um atras dou outro é de fato estranho.

    ResponderExcluir