sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alice in Chains: novo álbum em 2012

Layne Staley
E o revival grunge continua em 2012, e uma das primeiras bandas a se manifestar sobre um novo álbum de estúdio é a veterana Alice in Chains,  então fãs de grunge, animem-se, que vem coisa boa por ai.

Coloquei o som da  banda pra tocar enquanto  escrevo essa postagem, que muito me alegro em repassar para os leitores do blog.

Além disso vou dar  uma breve relembrada da historia do Alice in Chains e o novo álbum que continua essa jornada :)

formada em 1987 na cidade-berço grunge, Seattle por Layne Staley e Jerry Cantrell a banda obteve um grande sucesso na década de 90, junto com o Pearl Jam e o Nirvana.

O grupo ganhou maior destaque em 1992 com os disco "Dirt, que trazias canções eternizadas com o vocal de Layne, a primeira do disco "Them Bones", seguida de "God Smack" e " Would" que são para começo de conversa clássicas.

Continuando sobre o álbum Dirt, com um som pesado e cheio de distorções, foi bem recebido tanto pela crítica, quanto comercialmente, álbum que entrou para o livro "1001 discos para ouvir antes de morrer" e continua a ser o álbum mais bem sucedido da banda até hoje.

A carrreira da bandas foi marcada por ótimos álbuns e problemas de Layne Staley com drogas.

álbum de 2009 com William Du vall no vocal
A banda nunca chegou a terminar oficialmente , mas nos últimos anos da década de 90, o vocalista Layne Staley afundava cada vez mais nas drogas e na depressão causada pela morte de sua namorada, Demri Parrott, que morreu de endocardite infecciosa em 1996.

O fim trágico do front-man ocorreu em 20 de Abril de 2002, quando foi encontrado morto em seu apartamento vitima de uma overdose letal de combinação de heroína e cocaína.

 Segundo a perícia  a data da morte  de Staley era  5 de abril, o corpo foi  encontrado já em estado de decomposição.

Chega a ser muita coincidência o triste fim de dois ícones grunge, lembrando que Kurt Cobain também  foi encontrado morto aproximada na mesma data e em mesmo estado.

Porém mesmo com a tragédia que abalou a banda e seus integrantes, depois de um hiato, em 2005 o Alice in Chains se reuniu novamente e em 2009 terminaram a gravação de seu primeiro álbum de estúdio em quatorze anos com o novo vocalista, William DuVall.

O álbum, intitulado "Black Gives Way to Blue", foi lançado no fimzinho daquele ano. Trazendo o mesmo peso e um vocal bem próximo de Layne, o que com toda a certeza não deixo os fãs decepcionados, além de ter agrada muito a critica e obter um elevado sucesso, o que levou a banda até mesmo a vir ao Brasil no Festival SWU, dou destaque para as canções "All Secrets Known"  e "Check my Brain" minhas favorítas :)
Nova formação da banda


O novo álbum que virá agora em 2012 será o segundo disco com William Duvall nos vocais, apesar de nos últimos tempos, o guitarrista e mente por trás da banda, Jerry Cantrell ter alguns problemas médicos que atrasaram o processo de escrita e criação do novo álbum, a banda pretende entrar em estúdio já nestes primeiros meses de 2012.

Em entrevista a revista Rolling Stone,  Jerry Cantrell também falou do antigo e emblemático vocalista da banda, Layne Staley e da homenagem que lhe é feita todos os anos desde a sua morte.

"A mãe de Laney faz um espetáculo de homenagem todos os anos e nós também participamos. É bom recordar aqueles que nos são queridos.
A vida é temporária e nós qualquer dia também morremos.

Esperemos que não seja tão cedo, mas, sim há pessoas que merecem ser homenageadas" revelou o criador do Alice in Chains.

2012 marca a data de 10 anos da morte de Layne Staley e nada melhor do que comemorar com um álbum novo da banda que o eternizou :)

Alice in Chains nos anos 90



Fontes:

1001 discos para ouvir antes de morrer
wikipédia

www.tvi24.iol.pt/musica




Um comentário: