segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

All Star e Rock'n'roll

 Sem nada pra fazer vou falar de duas coisas que gosto muito e não vivo sem, all Star e rock em especila o grunge e o punk rock.

Creio que quase todo mundo já teve um Converser All Star em algum momento da vida, ao longo dos seus mais de cem anos, ele se tornou uma das marcas mais importantes do mundo, são mais de 800 milhões de pares de Converse All Stars foram vendidos em todo o mundo, sendo 30 000 por semana.

  Porém a grande maioria dos fanáticos por esse, eu diria companheiro de aventuras, também curte um bom rock´n´roll, é só observa para ver que o all star sempre esteve na história do rock, em especial do punk e do grunge, quer ver, bora dar uma relembrada? :

   A história começa lá em 1917 quando ele é lançado e ganha visibilidade mais precisamente com Charles "Chuck" Hollis Taylor ou " Chuck´s" que foi um jogador da pequena liga estadunidense de basquetebol e promoveu, durante praticamente toda a vida, os sapatos Converse e principalmente o Converse All Star, ele comprou seu primeiro em 1918 quando se formou no ensino médio.


Charles era fascinado pelos primeiros tênis profissionais de basquete,  Esses tênis devem tê-lo impressionado grandiosamente, porque logo se apresentou no escritório da Converse em Chicago. Em 1921, sendo empregado e elogiado pelas suas ideias inovadoras na melhoria dos tênis.


Inventor de várias marcas do famoso tênis All Star, foi Taylor quem implantou  novidades, melhorou o perfil do tênis e, ainda, acrescentou o remendo no tornozelo. No início, supostamente, os remendos serviam para dar apoio e proteger os tornozelos dos jogadores de basquete e permitir que corressem com mais velocidade. No passado, os tênis pareciam um pouco diferentes dos que têm a estrela azul, largamente reconhecidos hoje.

Na déc. de 50, o All Star se tornou muito popular entre os fãs de rockabilly, mais especificamente entre os homens, all star e jaqueta era praticamente um uniforme dos jovens rebeldes da época.

 O adeptos do punk rock adotaram o tênis até os dias de hoje, por conta das diversas bandas de punk rock, o All Stars passou por uma nova fase de glória e suas vendas voltaram a crescer. Passou e ganhou fama com vários artistas como os Ramones e Joan Jett, que utilizavam o calçado em praticamente todos os lugares, tanto em shows quanto no dia a dia.

 Depois da explosão e declínio do punk nos  anos 80 o All Star parecia está "fora de moda" se assim posso dizer, mas como tu que se foi, volta, bastou a abertura de um videoclipe para ressuscita-lo e adivinha que video é esse?

Sim  "Smeels Like Teen Spirit" da grande e eterna banda Nirvana. Bastou isso para novamente se torna a peça indispensável dos jovens daquela época. O All-Stars se tornou novamente popular a partir dai e graças ao Nevermid" e ao álbum "Ten" do Pearl jam, virando uma febre  principalmente entre os fãs da bandas grunges, especialmente pelo fato de Kurt Cobain, ter usado All-Stars por muitos anos antes e durante a década de 90, por causa  da  influência de diferentes bandas de punk rock que ele assumidamente era fã em sua juventude.

Esse novo gênero da década de 90 o Grunge trouxe consigo uma nova estética, que rejeitava a teatralidades, e trazia uma aparência mais desligada  e  despojada, herdadas do punk.

 Atualmente, o all star já não tem mais essa conotação de ser um tênis exclusivo de pessoas descompromissadas com a aparência vindas do grunge, hoje o all star é usado tanto pelo amante do rock noventista como por qualquer um.Em especial por aqueles que vivem pra moda.

 Isso se deu também ao fato do próprio calçado ter evoluído ganhando modelos que agradaram aos fashionistas, e principalmente as meninas.

Os all star de hoje são na maioria diferenciados e custumizados de cordo com o gosto de cada um, não seguindo um padrão.
Mas ainda é peça fundamental  daqueles que vivem por ai, nas ruas e na cena undeground tanto da musica como da vida.


fontes:

www.Wikipédia.org
www.notube.com.br

Um comentário: