sexta-feira, 18 de novembro de 2011

26 anos de Calvin e Haroldo, Parabéns ao garotinho, mais Existencialista da História dos Quadrinhos



"Calvin and hobbes é uma honra de que eu terei orgulho por muito tempo, e apreciei imensamente o apoio e a indulgência de vocês durante a última década. Desenhar essa história em quadrinhos tem sido um privilégio e um prazer, e eu sou grato a vocês por me terem dado essa oportunidade."
                                                                                              ( Bill Waterson)

Calvin e Haroldo é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995.


Calvin é um garoto de seis anos de idade de personalidade forte, que tem como companheiro Haroldo, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.

O nome Calvin foi inspirado no reformador religioso João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.


Haroldo( originalmente Hobbes), recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII, que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "O homem é o lobo do homem"( homem é o predador de seu próximo).

De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.

A  3.160ª tirinha e última  foi impressa no domingo, 31 de dezembro de 1995.
Na última tira, Calvin e Haroldo, estão fora de casa, na neve, o que o deixa maravilhado e empolgado com a cena de inverno.
O último painel mostra Calvin e Haroldo a zumbirem em cima de seu trenó, enquanto Calvin exclamara: "Vamos explorar!"


 Sobre o fim das publicações Biil afirmou:





"Vou interromper Calvin e Hobbes. Esta não é uma decisão recente, nem foi uma decisão fácil, e eu saio com certa tristeza. Mas meus interesses mudaram, e eu acredito que fiz o que podia fazer dentro das limitações de prazo diárias e do pequeno espaço.

Vou trabalhar em um ritmo mais reflexivo e com menos compromissos artísticos. Ainda não me decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate vai continuar. Que tantos jornais tenham publicado Calvin e Hobbes é uma honra de que eu terei orgulho por muito tempo, e apreciei imensamente o apoio e a indulgência de vocês durante a última década. Desenhar essa história em quadrinhos tem sido um privilégio e um prazer, e eu sou grato a vocês por me terem dado essa oportunidade."

Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem ao longo das tiras.


18 de Novembro de 1985, nasce Calvin e Harold e hoje pós 26 anos suas HQ's ainda repercutem muito nas redes sociais, comemorado hoje pelos internautas com a publicação de suas melhores histórias e frases em varias rede socias. Desde o início da manhã desta sexta-feira, o marcador #Calvin26Anos está entre os mais comentados do microblog Twitter.

Com mais de 90 mil seguidores, o perfil @frasesdocalvin se dedica a divulgar a obra de Bill Watterson na rede. Desde a noite de quinta-feira, ele postava o marcador e fazia contagem regressiva para o aniversário do personagem. Para homenageá-lo, @frasesdocalvin publicou uma tirinha mostrando os personagens 26 anos depois.
Calvin e Haroldo são como os clássicos, eternos e suas tirinhas ainda trilharam por muito tempo o universo da boa leitura de Tirinhas como as produzidas por Quino , Henfil e Glauco.

Eu deixo aqui minha frase preferida de Calvin e Haroldo :

"Todo dia da minha vida eu sou forçado a adicionar outro nome na minha lista de pessoas que me irritam."

                                                                                                               (Calvin e Haroldo)



Fontes:
www.wikipedia.com
http://oglobo.globo.com





Um comentário:

  1. Oi Josi. Talvez esse texto sobre Calvin e Haroldo possa interessá-la: http://quadrinhosnasarjeta.blogspot.com/2012/01/realidade-mutante-e-bizarra-do-outro.html

    Abraços.

    ResponderExcluir