quinta-feira, 10 de novembro de 2011

11.11 Viva Dia do Metal! O genero e algumas bandas importante na Historia do Heavy Metal


Lemmy kilmister nos anos70
 Em entrevista recente Lemmy Kilmister, líder do MOTÖRHEAD, afirmou ; "O metal é um filho bastardo do Rock n' Roll. Se Eddie Cochran ou Buddy Holly(talentosos cantores da decada de 60 ) estivessem vivos hoje, estariam fazendo isso. Ou punk rock."

Se o Metal  é ou não fica a duvida, mas que o metal desde o começo tem dado o que falar isso é verdade , seja pelo mito de  alusões ao Diabo ou por gritos estridentes e solos de guitarras pra lá de bem elaborados, deixamos esses temas que fizeram desse genero musical um assunto Cult, para falar do Genero em si, que é cheio de sub  Generos que daria um livro só para explicar cada um.

Como exemplos temos : black metal, death metal, groove metal, power metal, , speed metal, thrash metal, gothic metal, alternative metal, glam metal, industrial metal, metalcore e por ai vai...

O pontapé inicial aconteceu no ano de 1970 em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos, período em que o metal evoluiu a partir do blues progressivo, lembrando que o Heavy Metal vem do hard Rock, com  menos síncope, menos blues, com mais ênfase no espetáculo e mais força bruta, que apesar de ter sido ridicularizado por críticos, foi fortemente consumido por fãs da música. E como não falar de Heavy Metal, sem Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple a santissima trindade do metal responsaveis pela criação e definição.

O Led Zeppelin definiu aspectos centrais do gênero que emergia, com o estilo altamente distorcido de guitarra de Page, e os vocais dramáticos e lamuriosos de Robert Plant.

O Led Zeppelin foi também a banda definitiva do gênero, não apenas pela sua interpretação agressiva e pesada do blues, mas também por terem incorporado a mitologia, o misticismo e uma variedade de outros gêneros ao seu som.

O Deep Purple, que havia flutuado entre diversos estilos no seu início principalmente o Hard rock, foi levado rumo ao heavy metal, com a entrada, em 1969, do vocalista Ian Gillan e do guitarrista Richie Blackmore.

Numa época em que Deep Purple e Led Zeppelin já tinham destaque com seu Hard Rock, o Black Sabbath surgiu com um som mais original: pesado, denso, distorcido e com letras que abordavam assuntos como magia negra, terror, bruxaria, etc., formando uma nova escola musical.

O Black Sabbath havia desenvolvido um som particularmente pesado e sombrio, em parte devido a um acidente industrial que o guitarrista Tony Iommi havia sofrido antes de co-fundar a banda, e feriu sua mão; incapaz de tocar normalmente seu instrumento, Iommi tinha que utilizar afinações mais graves em sua guitarra, para que seus dedos pudessem alcançar as notas desejadas, e usada power chords, que exigiam dedilhados mais simples.


Em 1970 o Black Sabbath e o Deep Purple conseguiram grande sucesso nas paradas britânicas com "Paranoid" e "Black Night" só popularizando ainda mas esse genero.




O Judas foi a banda definitiva de heavy metal pós-Sabbath, seu ataque duplo na guitarra, com andamentos rápidos e um som metálico, mais limpo e sem influências do blues, passou a ser uma grande influência nos artistas que se seguiram à banda.

Enquanto o heavy metal crescia em popularidade, a maior parte dos críticos não parecia ter se apaixonado pela música, levantaram objeções quanto à adoção que o estilo havia feito dos espetáculos visuais e de outros artifícios comerciais.

A banda  também fora responsáveis pela retirada do blues, característico dos grupos de hard rock britânico dos anos 70, Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.

Foram também responsáveis pela adoção das roupas de couro com adereços de metal cromados e correntes advindos do punk rock entre os apreciadores de rock.


o Motörhead introduziu agressividade e fúria nos vocais, influência do punk rock, e uma crescente ênfase na velocidade vindo dai, a crianção do speed Metal, muitos podem descorda mas o credito é dado ao Motorhead pela criação do sub genero.

Entre criação e misturas o que importa é a boa musica que esse Genero e essas bandas nos proporciona...Viva esse 11/11 Dia do Metal, ( Data Americana para comemorar o Genero), e que venha muitos albuns historicos e bem elaborados, como nesses mais de 40 anos de historia.

Eu particularmente tenho minhas bandas preferidas que vão de Motorhead, Black Sabbath e Judas Priest, antes tinha até certo preconceito com os Headbangers (adeptos do Metal) mas conheci muitos amigos fãs do Metal que só somaram em minha vida e no meu gosto musical.


Deixo ai, alguns dos meus albuns Favoritos do Metal (Tirando o Motörhead que é minha favorita por obra completa)...






Black Sabbath -Black Sabbath: O albúm de estreia da Banda Black Sabbath, um albúm com som maligno que bem reflete na capa do disco, as canções que masi valem a pena é N.I.B, e o hino Black Sabbath..






AC/DC- Back in Black: Com o Vocalista principal morto, afogado no proprio vomito, a banda produziu um album basico e até mesmo divertido. "Back in Black" e " Have A Drink on Me" é em homenagem a Bon Scott, e o luto vai só até ai por que, Johnson arrebenta nos vocais e não decpiciona até hoje.





 Judas Priest-British Steel: é indiscutivel o melhor albúm da banda, 8 na parada dos 40 mais e sem duvida um album imortal.





Sepultura-Roots: Em homenagem ao nosso metal Brasileiro que também não decepciona, albúm de 1996 que até hoje é marco no cenario nacional.





 Metallica-Master of Puppets: O albúm que ouvi completo da banda e gostei, agressividade e velocidade na medida certa, além de beleza melancolica, equilibrio perfeito e perfeição entre raiva e profundidade.






Iron Maden do Iron Maden: O disco de estreia da banda e  referencia na historia do metal mistura a titude punk com a obssessão do Metal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário