sábado, 2 de julho de 2011

Mafalda Mafaldinha

Existem em nós um lado bem Mafalda, talvez não em todos mas em boa parte das pessoas que leem e se interessam por politca.

Um lado que se opõe as injustiças dos homens, que não se entrega ao conformismo e a alienção e especialmente que não concorda com politica altoritaria de Ditadura...

E a Mafalda nasceu praticamente numa epoca onde a ditadura Havia se instalado por quase toda a America Latina e no seu pais Argentina, não foi excessão.

Nascida em 1963 para estrelar um comercial de eletro-domesticos  a Mafalda devia ter o nome com M essa era a exigencia que a empresa impunha Quino o idealizaddor e criadro dessa pestinha.Porem a campanha não vingou mas a Mafalda ta ai até hoje..

Logo ganhou inumeros fãs sendo publicada no maior jornal de publicação da Argentina, EL Mundo.

No total são 1.928 tirinhas publicas em 9 anos de piblicação.
Nas tirinhas é facil observa o quadro politico que se encontrava o pais e o mundo em plena guerra do Vietnã, pore ela não se intimidou com isso e questionou o que pode e como pode..Os personagens sempre tem uma ligação com a palavra politica a excessão de Manolito que representa a Econoimia e normalmente engana seus clientes na Mercearia de seu pai, a Tartaruga da Mafalda é a burocracia...lenta!

A amiginha da Mafalda é a Liberdade , pequena, com menos da metade do tamanho dela.

A Mafalda odeia sopa , sabe por que? Quino quis usar a sopa para mostrar seu odio a ditadura. Sopa segundo o cartunista é "uma metafora de autoritarismo militar".



O melhor de tudo é ler e devendar o misterios dessa personagens tão atual e engraçada que conpletaria  nesse ano mais de 40 ano, velhina não é, claro se ainda fosse publicada...












6 comentários:

  1. Eu sou muito suspeito para falar da Mafalda, sou fã desde criança.
    Eu não sabia que a sopa representava a ditadura, a blogosfera sempre serve para nos informar, cada um com suas informações particulares nos fazem crescer culturalmente.
    Muito bom o seu post.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amo Mafalda e suas tirinhas simples mais inteligentes, o que tá escrito nas tirinhas dela faz a gente refletir melhor em relação a política e economia, e em relação á humanidade mesmo. Enfim, gostei de saber melhor sobre ela *-*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Josi.

    O que até hoje me fascina é como a Mafalda não foi angariada nem pela direita e nem pela esquerda. Havia uma irrupção nela muito difícil de domesticar, fosse o regime que fosse.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Opa!!! adorei a história da Mafalda bem objetivaaa. Parabéns ... PASSE NO MEU BLOG OUTRO DIA E VEJA SE GOSTA... http://devaneiosdeumapoetisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. MAfalda sempre foi uma danada! Adoooooro!!! Acompanho desde que me entendo por gente. Aliás, essa é uma arretada que sempre esteve à frente de seu tempo. Vamos combinar, foi a grande criação do Quino. Quem dera se hoje tivéssemos mais "Mafaldinhas" circulando por aí. As criações de hoje são tão "lugar comum"!

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir