terça-feira, 26 de julho de 2011

Batman : Grandes momentos do Heroi

quem gosta de Batman então se prepare para dar uma volta nas sagas e momentos mais importantes desse clássico dos HQs e do Cinema, claro.

 Breve Retrospectiva dos Quadrinhos

Desde que os quadrinhos se massificaram pelo mundo afora , sempre teve casa e pilar principal os grandes jornais como, EL Mundo, que era publicado Mafalda de Quino e as bancas de revistas onde as tirinhas sempre tiveram um lugar e sempre foram mais populares, hoje são mais encontradas em blogs e sites ou seja, ganharam mais  lugar no mundo virtual que em publicações.mas a queda da popularidade dos quadrinhos é inegável e sua compra então , nem se comenta.

Os quadrinhos vem perdendo a importância nas prateleiras de leitores , sendo que o principal sucesso comercial que resiste é o mangá a exemplo da turma da Mônica que agora vem nessa versão nippon..

Criação

O homem -morcego foi criado por Bob Kane que entrou no mundo dos quadrinhos em 1936, publicando sua própria revista junto com seu amigo Bill Finger e juntos desenvolveram o combatente do crime: Bat-Man .

Bob e sua celebre criação
Logo ganhou inumeros fãs afinal era tido como original na época onde os heróis na maioria eram de forças sobre naturais e de outro mundo...
A primeira aparição ocorreu na revista " Dectetive Comics" nº 27.
Bob escreveu as histórias de seu personagem nos anos 40 e com ajuda de outros colaboradores que nunca ganharam créditos nas revistas publicadas, deixando o amado Jerry Robinson( criador do Coringa ) que mesmo contribuindo e ajudando só passou a receber os créditos a partir dos anos 60 ou seja 20 anos depois ...esse Bob..Nos dias de hoje vem o nome dele apenas como o criador do personagem e os quadrinhistas recebem seus detaques pelas histórias que inventam para o personagem.
Nessa mesmas epoca o nome de Bob não passou mais a sai nas publicações do Batman já que as histórias eram feitas por vários outros quadrinistas.

E assim passando a ser uma obra de vários colaboradores incluindo o aclamado Alam Moore ( Watchman).

Vamos as sagas do homem morcego...

Origem de alguns personagem e momentos marcantes na vida de Wayne ano pós ano :


DR. Thomas Wayne e sua esposa Martha são mortos no Beco do crime ao saírem de um cinema de Gotham.
O assassinato é presenciado pelo filho do casal  Bruce Wayne que fica traumatizado com a cena.

A mãe de Selina Kyle comete suicídio o pai se entrega ao álcool e pouco depois morre.
Dez anos após a morte de seus pais Bruce embarca em uma viagem ao redor do mundo.

Ao mesmo tempo em que frequenta universidades europeias, passando a receber treinamentos em artes marciais e lutas corporais e diversas habilidades.

No primeiro ano de Batman, Selina coloca fantasia de Mulher Gato e se torna felina fatal.

Depois de cair em um tonel cheio de substancias químicas enquanto fugia de Batman , um comediante fracassado emerge na cena do crime como Coringa, O príncipe palhaço e o maior inimigo do Batman, O Cavaleiro das Trevas.A historia da origen e da vida do Coringa está na revista A piada Mortal o maior classico do Batman e Cia.

No segundo ano Os Grayson Voadores, trapezistas do Circo Haly são assassinados pelo Chefe Zuceo, um poderoso chefão e gangters de Gotham. O filho dos artistas , Dick é adotado por Bruce.

O tenente Gordon é promovido a capitão.

No terceiro como Batman Bruce treina Dick arduamente e o jovem assume a identidade de Robin, O menino Prodígio e  o parceiro de Batman.

No quarto ano Robin entra para a Turma Titãs junto com Moça Maravilha irmã da Mulher Maravilha, KId Flash e Ricardito e é eleito o Líder da equipe .

Quinto ano Barbara Gordon a filha do Comissario Gordon , veste o uniforme de Batmoça pela primeira vez.

Sexto ano:Dick Grayson desiste de ser Robin e muda para Asa Noturna.
No sétimo ano, o órfã Juvenil  Jason Todd é adotado por Bruce e após o treinamento assume o lugar de Robin, Barbara deixa de ser a Batmoça e passa a atuar como oraculo depois de levar um tiro na espinha por coringa e ficar aleijada um momento decisivo na vida da garota de seu pai  Gordon.

 Depois de um árduo treinamento com armas e em artes marciais Helena Bertenelli se torna a Caçadora.

Perseguindo o Coringa pela África, jason Todd é capturado e morto pelo vilão de forma cruel.(Morte do Robin).
Bem esse é um momento na vida do homem morcego que realmente é tocante e difícil até para nós que acompanhamos a vida do Cavaleiro das trevas afinal é a maior perda desde a morte do Casal Wayne para nosso Herói.
No Nono ano de Batman Jean-Paul Valley se transforma em Azrael, O anjo Vingador de Ordem de São Dumas , depois que seu pai , O Azrael anterior é assassinado.Ou seja esse é o Batmam mais vingativo e mal nas questões de violencia




A Queda do Morcego:

morte de Robin
O criminoso Bane liberta  os presos do asilo Arkham , levando Batman a uma caçada mortal e suicida para capturar todos os fugitivos.

Em seguida o vilão monta uma cilada para o Cavaleiro das trevas na mansão Wayne e quebra a coluna do herói.

Jean Paul valley assume como batman e se torna o justiceiro louco e violento.Alfred Pennyworth prefere deixar de trabalhar para Bruce do que ver seu patrão e amigo se deteriorar.

Bruce volta a reassumir  como Batman depois que a Dra. Shondra Kin Solving cura sua paralisia.

Para resolver problemas pessoais , Bruce Wayne coloca Dick como Batman por algum tempo e posteriormente retorna para Gotham City e volta a ser Batman porém com um visual mais sombrio.

Milhares de cidadãos de Gotham morrem quando uma praga de Virus Ebola é lançado na cidade , Batman Robin, Assa Noturna, Azrael e Mulher Gato vasculham a cidade  atrás da cura para a epidemia. Robin contrai o virus e quase morre antes de Azrael encontre uma cura para salva-lo.

A Piada Mortal: Uma Obra pra fã nenhum botar defeito

 Escrita por Alan Moore  e ilustrada por Brian Bolland , com cores de John Higgins.
Um dia pode mudar tudo, assim como pra Batman, Coringa e pra qualquer pessoa e esse é o foco dessa obra.
Até então, o Coringa era um homem sem passado. Nada se sabia da vida do Palhaço do Crime antes dele aparecer em Gotham City cometendo suas atrocidades e atormentando a vida de Batman.

A obra de Alan Moore(Watchman) em parceria com Brian Bollard, trata não só de criar uma origem, e conseqüentemente, uma dimensionalidade maior ao personagem dando maior enfaze no personagem mais odiado por Batman.
A partir daquele momento, o Coringa deixa de ser o vilão maniqueísta que até então fora, para se tornar um personagem mais humanizado, de forma que quase dá pra entender o porquê dele ser quem é e fazer o que faz essa obra é especial para todos que são fã do palhaço do crime...

Coringa estava preso e Batman vai ao Asilo para visitar o Coringa, tentar conversar com o Palhaço do Crime e colocar um ponto final na longa história de ódio que existe entre esses dois homens.

Para a surpresa do Homem Morcego, no entanto, o Coringa fugiu do Arkham e colocou outra pessoa em seu lugar. Quando descobre o ocorrido, Batman sai atrás do vilão ai começa mais uma caçada mortal com perdão do trocadilho.kkk.
Bem não vou estragar a história contando aqui não é verdade...

Em 1989, A piada mortal foi agraciada com os mais importantes prémios da Indústria de Quadrinhos, o Will Eisner Awards de melhor escritor, desenhista e álbum gráfico, e o Harvey Award  de melhor história, álbum gráfico, desenhista e colorista.

É ou não é uma obra que não deve faltar para os amantes da aventura do Herói...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário