terça-feira, 28 de junho de 2011

Wikipédia: Informação Socializada é possivel

Uma enciclopédia online livre que evolucionou a propagação de informações na rede , criada por pessoas sem títulos académicos de qualquer lugar e idade ou idioma.
Surgiu no final dos anos 90, com a criação de uma modalidade de site que permitia aos seus usuários alterarem o conteúdo diretamente.

Usado inicialmente em produção de manuais e outras publicações que exigiam a participação de muitos autores, os Wiki rapidamente ganharam adeptos na Internet.


Hoje é enciclopedia  online mais amada onde pessoas dividem seus conhecimentos sobre os mais diferentes e bota diferente assuntos ....
Criado oficialmente e idealizado por Jimmy Donal Wales, um economista americano que fazendo um lugar onde as pessoas pudessem aprender mais e dividir seus conhecimentos de uma forma pacifica e socializada e organizada voluntária e por que não de forma igualitária ?

A internet tem sofrido um " boom " de sites de relacionamento como facebook e twiter, além dos inúmeros sites e blogs  que a toda hora fazem e dividem informações.

O mais importante do modelo Wiki é a facilidade de criar conteúdo complexo escrito por muitas pessoas em conjunto. Estejam elas em contato físico, ou estejam distantes espacialmente. O conceito é que existem palavras-chave em um texto que remeterão a outros conteúdos, de maneira que serão marcadas como tal pelo sistema Wiki.

O interessante é que os sistemas Wiki criam esses links mesmo que o conteúdo ainda não tenha sido escrito, o que pode ser feito por outra pessoa. E toda vez que essa palavra-chave aparecer, em qualquer texto do Wiki, já se transformará em um link para o conteúdo. Sob uma boa coordenação de trabalho, essas possibilidades são incríveis, já que o conteúdo pode ser multiplicado pelo número de colaboradores.

   Porem o Wiki para os mais íntimos sobrevive sem alterações de leartout sendo uma das primeiras opções dos académicos e internautas que só querem uma informação seja de uma banda o de determinada personalidade.

Mas nem tudo e perfeito pois o site sempre sofre ataques de pessoas que só querem atrapalhar um trabalho bem feito , onde modificam paginas inteiras ou apagam informações só pelo prazer de atrapalhar, mas calma o site tem um grupo de pessoas que colaboram para acabar com esse vandalismo online e que cuidam e revisam a qualidade do conteúdo postado inclusive na versão brasileira...

Então só tem acrescentar o melhor site de informações do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário