sábado, 20 de novembro de 2010

Edward Mãos de tesoura 20 anos

        Começa a parceiria de Tim com Depp ,parceria essa que ficou marcada por filmes que marcaram a nossa geração e para pessoas que como eu nasceram em 1990 foi como se a vida enteira Tim nos presentiasse a cada ano e novo filme com um presente que nos faz rir, chorar, desvendar mistérios e no fim de cada filme querer mais e mais e mais...Mas eu não poderia deixar de falar do filme que foi o mais importante de minha infância que era sagrado as tardes frias ( lógico por que senão fosse com céu totalmente nublado não tinha o mesmo encanto), na sala com minha irmã do lado,simplismente mágico!

   Um filme de 1990 que encaixa nos gêneros de terror e fantasia o roteiro é feito apartir da história de Caroline Thompson e Tim Burton.
   O filme trata da vida de Edward Scissorhands ou simplesmente Edward mãos de tesoura.
   Onde uma vendedora de cosmeticos acidentalmente descobre um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor seu pai no caso, que morreu sem conseguir dar mãos ao estranho ser,antes de morrer, o "pai" de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. semas mãos ele possui apenas enormes lâminas e tesouras no lugar delas, depois das tesouras, a primeira coisa que chama atenção em Edward são suas cicatrizes no rosto, feitas evidentemente por alguém que só dispunha de tesouras no lugar das mãos, sua pele excessivametne pálida o associa a imagem de um cadáver,as roupas não ajudam e, claro isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.Na casa da vendedora de cosmeticos Edward tem muita dificuldade em conviver, devido principalmente ao preconceito demonstrado pela vizinhança, mas pouco a pouco vai-se tornado popular devido aos talentos que tem...mas no fim nem tudo é o que se esperava para um filme da epóca,Edward triste ou para mim melhor assim, continua em seu frio castelo a podar árvores e o gelo só mas agora sabendo o que há lá enbaixo na cidade cheia e luzes e pessoas boas e ruins.
O elenco conta com :

Johnny Depp.... Edward Scissorhands

Winona Ryder .... Kim

Dianne Wiest .... Peg

Anthony Michael Hall .... Jim

Kathy Baker .... Joyce

Robert Oliveri .... Kevin

Conchata Ferrell .... Helen

Caroline Aaron .... Marge

Vincent Price .... o inventor ou pai de Edward

Agora 20 anos depois ainda nos faz refletir pois é uma excelente opção para se discutir o problema da intolerância e aceitação da diferença em oficinas de trabalho que discutam as situações desestabilizadoras nas instiuições do Estado e da sociedade. O filme é curto, tem uma mensagem clara e as simbologias postas podem ser facilmente trabalhadas. A velha tese está lá de uma nova maneira: não aceitamos a diferença porque pensamos conhece-la. Precisamos ultrapassar os limites impostos pelo preconceito para de fato conhecer o outro. É o conchecimento real das pessoas que faz com que a identidade virtual que criamos daquilo que é considerqado "bizarro" e "ameaçador" seja desconstruída. Sob o manto da diferença se esconde sempre os "novos" matizes do humano. Aliás, creio que esse é o real, uma radical (re)construção do conhecimento do outro e de nós mesmos, por que não?
Umas fotos para matar a saldades dessa criatura que nos fez e faz seres melhores:

                                        dificil não se apaixonar por esse jeito  de ser

                                           Edward sempre vai morar em nossos corações


Essa é uma edição especial procure na internet que da pra encontrar para comprar aqui no Brasil... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário